O Palácio do Planalto orientou ministros a não participar do desfile da Acadêmicos de Niterói. A escola homenageará o presidente Lula. A recomendação visa evitar o uso de recursos públicos.
Auxiliares interessados podem acompanhar Lula no camarote do Sambódromo. O Planalto também proibiu o uso de aeronaves da FAB para o deslocamento. Ministros devem custear suas passagens.
Janja, a primeira-dama, deve desfilar em um carro alegórico. Juristas do governo não veem impedimento legal. Ela não ocupa cargo público.
A oposição critica a participação de membros do governo no evento. Eles alegam desvio de finalidade e campanha eleitoral antecipada. Também questionam o patrocínio governamental às escolas de samba.
O TSE rejeitou pedido para barrar o desfile da Acadêmicos de Niterói. A Corte entendeu que não há abuso de poder preventivo. A ministra Cármen Lúcia alertou sobre ilícitos eleitorais.
Lula foi orientado a assistir outros desfiles. O objetivo é mostrar que ele prestigia o evento como um todo. Acadêmicos de Niterói abre os desfiles no domingo.
*Com informações do Estadão Conteúdo. Fonte: Jovem Pan News


