Forças dos EUA abordaram o petroleiro Veronica III no Oceano Índico. A ação visa coibir o transporte de petróleo sancionado da Venezuela. O Pentágono informou sobre a operação neste domingo (15).
A Venezuela usa navios com bandeiras falsas para exportar petróleo. O país burla sanções dos EUA dessa forma. Trump ordenou a quarentena de petroleiros sancionados em dezembro. Ele pressionava Nicolás Maduro, capturado em janeiro.
Vários navios deixaram a Venezuela após a captura de Maduro. O Veronica III estava entre eles. Tropas americanas embarcaram no navio, segundo o Departamento de Defesa. A operação foi de “direito de visita, interdição marítima e abordagem”.
O Pentágono diz que o navio tentou furar a quarentena de Trump. Ele foi rastreado do Caribe ao Oceano Índico e interceptado. O Veronica III tem bandeira panamenha e está sujeito a sanções dos EUA ligadas ao Irã.
O petroleiro deixou a Venezuela em 3 de janeiro, diz a TankerTrackers.com. Ele transportava quase 2 milhões de barris de petróleo bruto. Desde 2023, o navio movimenta cargas da Rússia, Irã e Venezuela.
O Pentágono não informou se o Veronica III foi apreendido. Na semana passada, outro petroleiro sancionado foi abordado. O Aquila II segue retido enquanto o governo americano decide o que fazer.
*Estadão Conteúdo. Fonte: Jovem Pan News


