spot_img
Terça-feira, 17 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEUA Lideram Ranking de Influência Global em 2026, Apesar de Queda

    EUA Lideram Ranking de Influência Global em 2026, Apesar de Queda

    Estudo da Brand Finance revela percepções sobre marcas nacionais e 'soft power'.

    Publicado há

    spot_img

    Os EUA lideram o Global Soft Power Index 2026. A Brand Finance publicou o estudo anual. Ele avalia a influência de 193 países da ONU. A Argentina se destacou nesta edição. O índice mede o “soft power”. Esse termo descreve influência por atração e persuasão.

    O estudo analisa como percepções afetam investimentos. Também avalia o impacto no comércio e na diplomacia. Os EUA lideram, mesmo com queda na pontuação. Incertezas econômicas e geopolíticas impactaram a percepção global.

    O índice quantifica o impacto das nações globalmente. Pesquisas de opinião mostram como o público vê as marcas nacionais. O estudo começou em 2020. Em 2024, incluiu todos os membros da ONU. A coleta de dados envolveu mais de 150 mil pessoas. Elas estavam em mais de 100 mercados.

    A pesquisa avaliou familiaridade e reputação. A influência percebida também foi medida. A edição de 2026 foi divulgada em Davos. A maioria das nações teve queda nas pontuações. Os EUA caíram 4,6 pontos, atingindo 74,9. A China ficou em segundo lugar, com 73,5.

    A pesquisa online foi feita em 54 idiomas. Os dados foram coletados entre setembro e dezembro. Mais de 150 mil pessoas participaram em 2026. A pesquisa garantiu representatividade por idade e gênero.

    Cada participante avaliou nações conhecidas. A pontuação combina Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Os KPIs representam 50% da pontuação total. Os outros 50% vêm de 35 atributos. Eles estão agrupados em oito pilares de soft power.

    Os pilares incluem Relações Internacionais. Governança e Negócios também são avaliados. Pessoas, Valores, Futuro Sustentável e Cultura estão inclusos. Educação, Ciência, Artes e Entretenimento são considerados.

    A análise estatística determina os atributos mais importantes. Ela avalia Reputação e Influência. Os pesos são ajustados anualmente. A ponderação global equilibra igualdade soberana com população.

    O índice usa dados ajustados pela familiaridade. Ele prioriza mercados onde a nação é mais conhecida. Medidas adicionais fornecem contexto. Recomendações para investir e trabalhar são avaliadas.

    A Universidade de Oxford e especialistas contribuíram para o índice. O estudo passou por ajustes para garantir comparabilidade. Inicialmente, incluiu opiniões de especialistas. Desde 2022, foca no público geral.

    Durante a pandemia, avaliou respostas à Covid-19. Em 2025, a Rússia foi reincluída. Atributos de liderança e inovação foram refinados. O índice destaca um declínio generalizado em 2026.

    Fonte: brandfinance.com

    Últimas

    Zema (Novo) defende união da direita e confirma apoio a Flávio Bolsonaro

    Governador de Minas Gerais acredita que votos da direita farão a diferença no segundo turno.

    STF investiga vazamento de dados fiscais de parentes de ministros

    Operação apura violações de sigilo fiscal. Servidores da Receita são alvos.

    Stefano Scarpetta é o Novo Economista-Chefe da OCDE

    Nomeação ocorre após anos de atuação na organização. Scarpetta assume o cargo em 2026.

    Bahia estreia na Libertadores 2026 contra O’Higgins no Chile

    Tricolor de Aço é o primeiro time brasileiro a jogar na competição.

    Relacionado

    Stefano Scarpetta é o Novo Economista-Chefe da OCDE

    Nomeação ocorre após anos de atuação na organização. Scarpetta assume o cargo em 2026.

    Netflix Mantém Direito de Cobrir Propostas na Disputa pela Warner Bros.

    Assembleia da Warner Bros. votará fusão com a Netflix em 20 de março. Paramount Skydance pode apresentar oferta concorrente.

    Morre Jesse Jackson, ícone da luta por direitos civis nos EUA, aos 84 anos

    Ativista e pastor batalhou pela igualdade racial e inspirou milhões.