Mike Huckabee, embaixador dos EUA em Israel, causou controvérsia. Ele sugeriu que Israel teria direitos bíblicos sobre terras no Oriente Médio. Países árabes condenaram as declarações neste sábado (21). Eles consideraram a fala do embaixador imprudente.
Huckabee é um ex-ministro batista e aliado de Israel. Ele fez as declarações em um podcast de Tucker Carlson. Carlson é um jornalista americano de extrema direita e crítico de Israel. O jornalista questionou Huckabee sobre um versículo bíblico.
O versículo é interpretado como direito de Israel à terra entre o Nilo e o Eufrates. Huckabee respondeu que “estaria bem se ficassem com tudo isso”. Questionado novamente, ele amenizou o discurso. Huckabee disse que Israel “não está pedindo para ficar com tudo isso”.
Arábia Saudita considerou as palavras “imprudentes” e “irresponsáveis”. Jordânia afirmou que a fala é “um atentado contra a soberania dos países”. Kuwait classificou a declaração como “violação dos princípios do direito internacional”. Omã disse que os comentários “ameaçam as perspectivas de paz”.
O Egito reafirmou que Israel não tem soberania sobre o território palestino. A Autoridade Palestina disse que as palavras contradizem a rejeição de Trump à anexação da Cisjordânia. Huckabee não comentou sobre o versículo bíblico em suas redes sociais.
*Com informações da AFP


