Os EUA continuam investigando o Brasil e a China. A Seção 301 é a base para essa apuração. Essa ferramenta permite retaliar nações com práticas comerciais injustas.
O Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) confirmou a continuidade das investigações. A decisão ocorreu após a Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas globais. O governo Trump pode impor tarifas caso encontre práticas desleais.
Os EUA já haviam reforçado uma sobretaxa temporária de 10%. Essa taxa foi imposta sobre artigos importados de todos os países. Trump elevou a tarifa para 15% neste sábado.
O Brasil é investigado desde o ano passado. A apuração inclui comércio digital, serviços eletrônicos e tarifas preferenciais. Interferência anticorrupção e propriedade intelectual também estão em análise. O desmatamento ilegal é outro ponto investigado.
Trump anunciou o aumento das tarifas globais para 15%. O governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a decisão. A menção à Seção 301 também não teve resposta oficial.
*Com informações do Estadão Conteúdo


