A Comissão Europeia cobrou os EUA neste domingo (22). Eles devem cumprir o acordo comercial firmado no ano passado. A cobrança veio após Donald Trump anunciar novas tarifas globais. A Suprema Corte americana questionou a legalidade das tarifas.
“Um acordo é um acordo”, declarou a comissão. A UE espera que os EUA honrem os compromissos. A declaração conjunta previa relações comerciais estáveis. A UE tem cumprido sua parte do acordo.
A comissão exigiu esclarecimentos sobre as medidas dos EUA. A Suprema Corte considerou que Trump excedeu sua autoridade. Ele impôs tarifas que impactaram o comércio global. Trump anunciou aumento da tarifa global de 10% para 15%. A medida entra em vigor em 24 de fevereiro por 150 dias. Haverá isenções setoriais.
A decisão da Suprema Corte gera incertezas. O futuro do acordo comercial está em xeque. O Parlamento Europeu se preparava para aprovar o acordo. O texto, inicialmente, enfrentou resistência. O acordo limitou as tarifas dos EUA sobre produtos da UE a 15%. Trump ameaçava tarifas de 30%.


