O pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, incluiu a senadora sul-mato-grossense Simone Tebet (PSB) na lista de possíveis nomes para a vaga de vice-governadora em sua chapa para as eleições de outubro de 2026. A informação foi divulgada por Haddad em suas redes sociais, após uma reunião com líderes políticos.
Haddad confirmou ter participado de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e os pré-candidatos ao Senado por São Paulo: Simone Tebet, Marina Silva e Márcio França. Segundo o petista, o grupo firmou um acordo para que um dos três, que disputam as duas vagas do grupo para o Senado em São Paulo, possa assumir a vice-governadoria.
Haddad publicou em sua rede social: “Numa reunião com o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin, Marina, Simone e Márcio se colocaram à disposição para concorrer a vice-governador(a) ou ao senado, deixando a meu critério a escolha da chapa. Me sinto honrado pela confiança desses três colegas de ministério e me comprometi a formalizar o convite até amanhã”.
Simone Tebet Mantém Posição Anterior
Em abril de 2026, Simone Tebet havia rejeitado a possibilidade de concorrer como vice-governadora em São Paulo. Ela declarou publicamente que sua única intenção era disputar uma vaga no Senado ou não concorrer a nada. A movimentação política ocorre em um cenário de intensas negociações sobre as futuras composições partidárias para as vagas federais.
Questionada pela reportagem do InvestigaMS sobre a potencial candidatura a vice de Fernando Haddad, a ex-ministra foi categórica: “nenhuma possibilidade”.
Na ocasião, Tebet afirmou nunca ter discutido tal arranjo. Ela ressaltou que tanto o presidente Lula quanto Fernando Haddad estavam cientes de sua preferência: “para ela é o Senado ou nada”. A decisão final de Haddad sobre a composição da chapa é aguardada nos próximos dias, enquanto a corrida por candidaturas ao Senado 2026 segue em aberto.


