A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 é na sexta-feira (26), mas o Brasil já inicia sua disputa antes, afinal já tem bola rolando nos gramados de futebol a partir do dia 24. Tudo começa com o torneio masculino, com 16 países divididos em quatro grupos. No dia seguinte as mulheres entram em ação – são 12 representantes, portanto apenas três chaves.
Na última edição, em 2021, o pódio teve Brasil, Espanha e México (masculino), Canadá, Suécia e Estados Unidos (feminino).
Atual bicampeã olímpica após a conquista em Tóquio, desta vez a seleção canarinho não se classificou. A América do Sul tem direito a duas vagas que são definidas no Pré-Olímpico realizado meses antes. No entanto, em fevereiro o Paraguai é quem ficou em 1º lugar, seguido pela Argentina. A seleção verde e amarela decepcionou e perdeu a chance de lutar pelo terceiro título consecutivo, algo inédito no futebol olímpico.
No entanto, a seleção feminina chega como a principal força sul-americana, afinal levantou a taça da última edição da Copa América e está embalada no comando de Arthur Elias. São cinco vitórias em oito jogos neste ano, com direito a Rainha Marta entre as convocadas. Em Paris a atacante do Orlando Pride (EUA) chega a seis Olimpíadas, após Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Nas duas primeiras ela subiu ao pódio e ficou com a medalha de prata.
Desta vez a equipe canarinho enfrenta na primeira fase Nigéria, Japão e Espanha, nesta ordem. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final, que é disputada em jogo único, assim como todas as fases subsequentes.
Fonte: 90min