spot_img
Quinta-feira, 24 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPolícia da Áustria prende 3° suspeito de atentado contra show de Taylor...

    Polícia da Áustria prende 3° suspeito de atentado contra show de Taylor Swift

    Publicado há

    spot_img

    Investigadores encontraram material para fabricação de bombas na casa de um dos presos; segundo as autoridades, complô parecia estar inspirado pelo grupos terroristas Estado Islâmico e Al Qaeda

    A polícia da Áustria deteve uma terceira pessoa por conexão com um complô frustrado para atacar três shows, que já foram cancelados, de Taylor Swift em Viena. Gerhard Karner, ministro austríaco do Interior, informou nesta sexta-feira (9) que um jovem de 18 anos foi detido na noite de quinta em Viena, após ter supostamente mantido contato com o principal suspeito. Os investigadores estão analisando as “redes” dos suspeitos, disse o Ministério do Interior, acrescentando em comunicado que as provas físicas e eletrônicas estão sendo avaliadas.

    O principal suspeito, de 19 anos, e outro de 17 foram detidos na terça-feira (6), enquanto um jovem de 15 anos também foi interrogado, mas não foi preso. As autoridades disseram na tarde de quinta-feira (8) que não estavam procurando por mais nenhum suspeito. Na sexta-feira, não havia mais detalhes disponíveis. Segundo as autoridades, o complô parecia estar inspirado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e pela Al Qaeda. Os investigadores encontraram material para fabricação de bombas na casa de um dos suspeitos.

    Um dos suspeitos confessou que planejava “matar o máximo de pessoas possível fora do recinto do show”. As autoridades afirmam que tanto o principal suspeito quanto o jovem de 18 anos, detido na sexta-feira, juraram “lealdade” ao grupo terrorista sírio Estado Islâmico. “Ele estava em contato com o principal responsável, mas não está diretamente relacionado com os planos do atentado”, disse Karner. “Mas, como soubemos há alguns dias, ele jurou lealdade especificamente ao EI no dia 6 de agosto”.

    O jovem de 18 anos “é proveniente do ambiente social” do principal suspeito, acrescentou Karner. Três shows com ingressos esgotados foram cancelados na quarta-feira (7) devido ao complô, causando consternação entre os fãs de Taylor Swift em todo o mundo. Muitos tinham gastado milhares de euros em viagens e hospedagem na cara capital austríaca para assistir aos shows da turnê Eras no estádio Ernst Happel, que estava vazio na manhã de quinta.

    A Europa está apaixonada pela superestrela norte-americana. A cidade alemã de Gelsenkirchen foi renomeada “Swiftkirchen” antes dos shows de meados de julho. Os organizadores do show na Áustria esperavam até 65 mil fãs dentro do estádio em cada show e até 30 mil espectadores fora, onde, segundo as autoridades, os suspeitos planejavam atacar. O atentado frustrado estava previsto para quinta ou sexta-feira, segundo o ministro austríaco do Interior. O chanceler Karl Nehammer defendeu a decisão de cancelar os shows, alegando que as prisões dos suspeitos ocorreram muito perto das datas dos eventos.

    *Com informações do Estadão Conteúdo

    Publicado por Marcelo Bamonte

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Seis empresas disputam obra do anel viário de Bonito

    Projeto prevê pavimentação de 7,6 km, construção de viaduto e passagem de fauna com...

    Projeto “Lei da Onça” busca equilíbrio entre pecuária e preservação

    Proposta quer proteger felinos silvestres e compensar prejuízos causados por ataques a rebanhos no...

    Falso policial armado rende motorista e rouba carro em Campo Grande

    Criminoso atirou para o alto e fugiu em direção ao Indubrasil com o veículo...

    Motociclista que morreu em acidente já havia matado mulher no trânsito

    Antônio Carlos tinha 66 anos e atropelou uma motociclista em 2022, em São Gabriel...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza