Ex-Secretário de Obras de Terenos é Preso na Operação “Velatus” do Gaeco
Na manhã desta terça-feira, o ex-secretário de Obras de Terenos, Isaac Cardoso, foi preso em Campo Grande durante a Operação “Velatus”, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). Isaac era o alvo do único mandado de prisão da operação, que investiga um esquema de corrupção no município de Terenos. Ele havia deixado o cargo na secretaria alguns dias antes de sua prisão.
A operação também cumpriu nove mandados de busca em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul, no Estado de São Paulo. Durante as ações, o empreiteiro Hander Luiz Correa Grote, dono da HG Empreiteira & Negócios LTDA, também foi detido. Ele era alvo de busca e apreensão, mas foi preso após ser flagrado com uma arma calibre 22, que estava registrada em nome de outra pessoa. Hander foi liberado após seu pai pagar uma fiança de R$ 9,8 mil, conforme estabelecido pelo delegado do município.
A Operação “Velatus”, deflagrada pelo Ministério Público Estadual, tem como objetivo combater um esquema de corrupção na administração de Terenos. O grupo criminoso, que inclui servidores públicos municipais, é acusado de utilizar empresas de fachada e criar CNPJs sem estrutura ou capacidade financeira para desviar dinheiro público destinado à execução de contratos.
O nome “Velatus”, que significa “velado” em latim, reflete a maneira oculta e dissimulada como os investigados agiam para cometer os crimes contra a Administração Pública.
Fonte: Investiga MS


