spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEvo Morales diz que referendo proposto pelo presidente Arce é ‘inconstitucional’

    Evo Morales diz que referendo proposto pelo presidente Arce é ‘inconstitucional’

    Publicado há

    spot_img

    Para Morales, a proposta de Arce busca ‘contaminar’ politicamente as eleições judiciais ao levantar questões sobre a reeleição contínua e descontínua de presidente e vice-presidente do país

    O ex-presidente da Bolívia e líder do governista Movimento ao Socialismo (MAS), Evo Morales, disse nesta segunda-feira (26) que o referendo promovido pelo mandatário do país, Luis Arce, é “inconstitucional”, uma vez que visa desqualificá-lo como candidato às eleições presidenciais de 2025. O líder do partido no poder se pronunciou ao lado de vários líderes de organizações sociais relacionadas, quando neste dia o governo deve enviar ao Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP) as três questões do referendo, que o órgão eleitoral pediu para corrigir por não cumprirem os critérios de “clareza, precisão e imparcialidade”.

    O ex-presidente disse que o referendo, que o governo pretende realizar no dia 1º de dezembro juntamente com as eleições judiciais, é “inconstitucional” porque a lei do país estabelece que a eleição dos magistrados é “única e exclusiva”.

    Para Morales, a proposta de Arce busca “contaminar” politicamente as eleições judiciais ao levantar questões sobre a reeleição contínua e descontínua de presidente e vice-presidente do país, um aspecto que o confronta com o presidente e grande parte do MAS.

    A primeira questão da consulta se refere ao limite da reeleição contínua a descontínua de presidente e vice-presidente do país, para o qual é necessário iniciar um processo de reforma da Constituição.

    Morales reiterou que o governo busca “usar o povo” para desqualificá-lo e destacou que a consulta sobre a reeleição presidencial tem uma “armadilha”, pois se o “sim” ou o “não” vencer em ambos os casos ele estaria fora da corrida eleitoral.

    Na última quarta, Arce enviou ao órgão eleitoral quatro questões do referendo sobre a natureza da reeleição presidencial (1), o subsídio à gasolina (2), o subsídio ao diesel (3) e a distribuição de cadeiras na Câmara dos Deputados (4). A autoridade eleitoral rejeitou a questão 4 e pediu que o governo ajuste as questões 1, 2 e 3 para que sejam aplicados os critérios de “claridade, precisão e imparcialidade”.

    Arce disse esta semana que o subsídio aos combustíveis, que este ano custou ao Estado US$ 1,4 bilhão, não lhe permite fazer mais obras no país. A Bolívia mantém o preço do combustível estável há 19 anos, um litro de gasolina especial é vendido a 3,74 bolivianos e o diesel a 3,72 bolivianos (cerca de US$ 0,53 em cada caso). O governo também mencionou no fim de semana que irá acatar as observações do órgão eleitoral e antecipou que hoje enviará a nova redação ao Tribunal Constitucional.

    O presidente do TSE, Oscar Hassenteufel, disse à imprensa local que o órgão eleitoral “já cumpriu sua missão” e cabe ao Tribunal Constitucional definir se o processo se adapta à Carta Magna do país.

    *Com informações da EFE

    Publicado por Tamyres Sbrile

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Meio/Ideia: Flávio cresce e empata tecnicamente com Lula no 2º turno

    Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos

    A provável escalação do Barcelona contra o Mallorca por LaLiga 2025/26

  • Após avançar na Copa do Rei, Barcelona volta a defender a liderança do Campeonato Espanhol
  • Lei do licenciamento ambiental entra em vigor em meio a ações no STF

    Partidos políticos e entidades da sociedade civil questionam no Supremo a constitucionalidade de artigos da Lei Geral; texto de autoria da Câmara foi sancionado por Lula com vetos

    Marinho diz que Bolsonaro está ‘tranquilo’ com chance de perder patente

    O senador Rogério Marinho (PL-RN) disse nesta quarta-feira (4) que o ex-presidente Jair...

    Relacionado

    Democracia retrocede em EUA, Rússia e China, diz relatório

    Human Rights Watch divulgou relatório anual sobre Direitos Humanos

    Rússia diz que guerra continuará até que Ucrânia aceite os seus termos

    Exigências incluem controle total do Donbas, congelamento das frentes de combate e veto permanente à presença da OTAN na Ucrânia

    Trump pede aos americanos que virem a página do caso Epstein

    Apelo do presidente dos EUA acontece após nova divulgação de documentos sobre o escândalo, que provocou uma investigação contra o ex-embaixador do Reino Unido em Washington Peter Mandelson