spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalAnatel diz que X atuou para descumprir decisão do STF

    Anatel diz que X atuou para descumprir decisão do STF

    Publicado há

    spot_img

    Caso contrário, única alternativa para impedir a operação da plataforma seria bloquear as empresas provedoras, o que poderia causar interrupções em outros sites e serviços online

    A Anatel, agência reguladora de telecomunicações do Brasil, identificou que a rede social X, antigo Twitter, agiu intencionalmente para desrespeitar uma ordem de bloqueio emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A agência anunciou que, em colaboração com operadoras de telecomunicações e a Cloudflare, tomará medidas para restabelecer o bloqueio da plataforma. A rede social já suspendeu contas que estavam sob restrições judiciais e está em diálogo com o governo brasileiro para reverter essa situação. No entanto, o X já havia reativado contas que haviam sido bloqueadas pelo STF, o que levou a Anatel a afirmar que a atitude da plataforma demonstra uma clara intenção de ignorar as determinações do tribunal.

    Para contornar o bloqueio, o X utilizou seus próprios servidores e passou a empregar empresas de entrega de conteúdo, o que permitiu que a rede social permanecesse acessível, mesmo após a ordem judicial. Essa estratégia fez com que o bloqueio não fosse efetivo, levando a Anatel a considerar novas ações. A Anatel ressaltou que, para que o bloqueio da X seja efetivo novamente, os novos serviços de CDN precisam suspender o acesso à rede social. Caso contrário, a única alternativa para impedir a operação da plataforma no Brasil seria bloquear as empresas provedoras, o que poderia causar interrupções em outros sites e serviços online.

    “A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que, ao longo do dia 18/9, constatou que a rede social X estava acessível a usuários, em desrespeito à decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal. Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação, com o restabelecimento do bloqueio. A conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”.

    Publicado por Luisa Cardoso
    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Nota MS Premiada: 416 consumidores dividem prêmio de R$ 300 mil

    O programa Nota MS Premiada divulgou nesta quarta-feira (04/02/2026) o resultado do sorteio referente...

    Ministro do STJ é Acusado de Assédio em Balneário Camboriú

    Marco Buzzi é investigado por suposto assédio a jovem de 18 anos. Caso tramita em sigilo no CNJ.

    DOF apreende R$ 700 mil em haxixe e prende casal em Itaquiraí (MS)

    A Polícia Militar apreendeu 9,5 kg de haxixe do tipo "dry". Casal transportava a droga de Coronel Sapucaia para Umuarama.

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.

    Relacionado

    Ministro do STJ é Acusado de Assédio em Balneário Camboriú

    Marco Buzzi é investigado por suposto assédio a jovem de 18 anos. Caso tramita em sigilo no CNJ.

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.

    Deputado do PL ironiza Tarcísio e defende candidatura própria ao governo de SP

    Gil Diniz critica Tarcísio na Alesp e sugere que o PL lance candidato próprio. Ele cita Valdemar Costa Neto e a disputa pelo governo paulista.