Em Mato Grosso do Sul, mandados foram cumpridos em Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá, como parte da operação nacional.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24), a Operação Terabyte, visando identificar e prender criminosos que atuam na internet armazenando e compartilhando material de abuso sexual infantojuvenil. A operação, que ocorre em todo o país, também conta com o apoio das Polícias Civis estaduais.
Em Mato Grosso do Sul, a PF cumpriu dois mandados de busca em Campo Grande, além de um em Três Lagoas e outro em Corumbá. Ao todo, foram executados 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades federativas, com a participação de mais de 750 policiais.
Coordenada pela Polícia Federal, a operação é apoiada pela Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), reforçando a integração entre as forças policiais no combate a crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Engajamento e Alerta aos Pais
O nome “Terabyte” faz referência à unidade de medida de armazenamento digital, sugerindo que a operação tem como alvo indivíduos que armazenam grandes quantidades de material ilegal. Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a PF já cumpriu 1.291 mandados de prisão de abusadores sexuais, reforçando seu compromisso no combate a esses crimes.
A Polícia Federal alerta os pais e responsáveis sobre a importância de supervisionar e orientar crianças e adolescentes, tanto no ambiente digital quanto no físico, para prevenir abusos sexuais. A prevenção é uma ferramenta essencial para proteger a dignidade e o bem-estar dos menores.