Ação conjunta entre Decon e Energisa fiscaliza furtos de energia em 27 endereços; outros suspeitos fugiram durante as diligências.
Policiais da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) e equipes da Energisa deflagraram nesta quinta-feira (26) a “Operação Lumens” em Campo Grande, com o objetivo de combater o furto de energia em residências e comércios. Durante a ação, a advogada Eliana Emídia da Cruz, de 47 anos, foi presa em flagrante. Ela é proprietária do Supermercado Guariroba, localizado na Rua Indaiatuba, na Vila Entroncamento.
Conforme apurado, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já foi informada sobre a prisão da advogada, que está com o registro profissional suspenso. A entidade enviou representantes à delegacia e emitiu nota afirmando que “serão adotadas as medidas de natureza ético-disciplinar”, respeitando o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Eliana já respondia a outros processos. Em 2022, foi denunciada por uma cliente que a acusou de apropriação indébita, após a advogada não repassar uma indenização de R$ 5.993,89. Outro caso semelhante ocorreu em 2017, envolvendo um valor de R$ 14.407,31.
Durante as diligências, outros alvos também foram fiscalizados. No Jardim Imá, um suspeito fugiu ao perceber a presença policial, enquanto na Vila Almeida, um comércio foi constatado como envolvido em furto de energia, mas o responsável não foi encontrado.
A Energisa intensificou as fiscalizações para reduzir os furtos de energia, que prejudicam a rede elétrica e aumentam o custo para consumidores. A operação segue em 27 endereços de Campo Grande.