Após o descanso promovido pela Data FIFA de outubro, o Brasileirão finalmente retorna nesta quarta-feira (16). Os jogos da 30ª rodada podem ocasionar diversas mudanças importantes na tabela de classificação devido à proximidade das equipes, com Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e Flamengo seguindo firme na briga pelo título.
Além disso, a briga por posições no G6 segue intensa, com São Paulo e Internacional ocupando ambas as vagas para a disputa da fase inicial da Libertadores atualmente. Teremos ainda grandes emoções na parte de baixo da tabela, com Atlético-GO, Cuiabá, Corinthians e Vitória buscando sair da zona de rebaixamento, deixando Fluminense e Athletico-PR em sinal de alerta.
A seguir, o 90min separa quais as possíveis movimentações de tabela que podem ocorrer após os resultados da 30ª rodada.
Um dos jogos mais importantes da rodada é Botafogo x Criciúma, que será disputado nesta sexta-feira (18), no Maracanã. Em caso de vitória o Alvinegro carioca abrirá seis pontos de vantagem em relação o Palmeiras, que entrará em campo apenas do domingo (20), diante do Juventude. Caso o Glorioso sofra uma surpreendente derrota em casa, o clube paulista terá a oportunidade de assumir a liderança com uma vitória simples, afinal empataria em número de pontos e vitórias com o rival carioca, mas superaria o adversário no saldo de gols.
O Fortaleza também está de olho em seus adversários diretos na briga pelo título. Para recuperar a 2ª colocação a equipe cearense precisa vencer o Atlético-MG na Arena Castelão, diminuindo para dois pontos a desvantagem em relação ao Botafogo. Contudo, o Tricolor precisa torcer por uma derrota do Palmeiras. Em caso de empate ambos empatam em pontos (15) e vitórias (17), mas o Alviverde levaria vantagem no saldo.
Apesar de buscar um improvável empate na Neo Química Arena diante do Corinthians na rodada anterior, o resultado acabou não sendo favorável para o Internacional, que deixará momentaneamente a 6ª posição, com 46 pontos. O Colorado enfrenta o Grêmio neste sábado (19). Cruzeiro e Bahia fazem confronto direto pelo G6 e o Esquadrão ultrapassa o Inter em caso de empate, enquanto a Raposa pula para 6º se vencer no Mineirão.
A rodada promete movimentações na parte de baixo da tabela, pois Corinthians e Vitória podem deixar a zona de rebaixamento em caso de vitórias contra Athletico-PR e Red Bull Bragantino, respectivamente. No entanto, ambas equipes também precisam contar com tropeço do Fluminense, candidato a voltar ao Z4 em caso de tropeço.
Os paredões do @brasileirao! João Ricardo, Weverton e Gabriel Vasconcelos são os goleiros que mais se destacaram no campeonato até agora! 🧤 pic.twitter.com/C4ru30K72c
— Brasileirão Betano (@Brasileirao) October 14, 2024
Fonte: 90min