Nesta quarta-feira (16), a Football Association confirmou Thomas Tuchel como substituto de Gareth Southgate na seleção inglesa. O alemão, que assinou contrato com duração de 18 meses, assumirá o comando a partir do dia 1º de janeiro de 2025 e comandará a equipe até o fim do ciclo da Copa do Mundo de 2026, substituindo o interino Lee Carsley.
Thomas Tuchel contará com o auxiliar inglês Anthony Barry em sua comissão técnica para iniciar o primeiro trabalho fixo da seleção inglesa desde a demissão do técnico Gareth Southgate, que foi dispensado do cargo após o vice-campeonato na Euro 2024, em final conquistada pela seleção da Espanha.
Tuchel estava desempregado desde que deixou o cargo de técnico do Bayern de Munique no final da temporada passada. O novo técnico da Inglaterra trabalhou com o capitão Harry Kane durante sua passagem pelo clube alemão. Além disso, o novo treinador estará familiarizado com boa parte do elenco da Inglaterra devido ao seu período de comando no Chelsea, onde se habitou com a Premier League.
Cabe relembrar que Tuchel chegou a ser cogitado no Manchester United após o fim da última temporada e chegou a discutir termos financeiros antes dos Red Devils optarem por manter o técnico Erik ten Hag. Além disso, o ex-técnico do Chelsea foi considerado anteriormente para o cargo após a saída de Ralf Rangnick.
Thomas Tuchel. Our #ThreeLions head coach from 2025. 🏴
— England (@England) October 16, 2024
“Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de liderar a seleção da Inglaterra. Há muito tempo sinto uma conexão pessoal com o futebol deste país, e isso já me deu alguns momentos incríveis. Ter a oportunidade de representar a Inglaterra é um grande privilégio, e a oportunidade de trabalhar com esse grupo especial e talentoso de jogadores é muito emocionante.”
– Thomas Tuchel em comunicado oficial
Fonte: 90min