Feito histórico! Na noite desta quarta-feira, 30 de outubro, o Botafogo alcançou algo que nunca havia realizado em seus 120 anos de existência no futebol: uma final de Copa Libertadores. Mesmo derrotado por 3 a 1 pelo Peñarol em Montevidéu, o Glorioso “carimbou seu passaporte” à decisão continental com 6 a 3 no placar agregado, já que havia goleado o rival uruguaio em terras cariocas.
Garantido na finalíssima contra o Atlético-MG, o clube de General Severiano segue escrevendo capítulos expressivos nesta edição de Libertadores que, para ele, começou ainda em fevereiro – nas fases preliminares da competição. A seguir, o 90min relembra todos os jogos da campanha do Botafogo, além dos destaques e estatísticas gerais.
Apesar de pouco ter atuado no segundo semestre da temporada do Glorioso – sofreu uma fratura na tíbia no dia 25 de julho –, Júnior Santos caminha a passos largos para terminar a Copa Libertadores como artilheiro máximo do torneio: o atacante soma 9 gols na edição, levando em conta, claro, as fases preliminares da competição.
No mata-mata, outros nomes importantes do elenco alvinegro assumiram o protagonismo, como Luiz Henrique e Savarino. O venezuelano, por sinal, lidera a equipe em assistências (4) no torneio.
Fonte: 90min