Nesta semana tem convocação da Seleção Brasileira e uma das novidades pode ser Dodô, lateral-direito da Fiorentina (Itália). Segundo o site ge.globo, o nome do jovem aparece em documento elaborado por Dorival Jr e enviado aos clubes na última sexta-feira (25) relativo aos confrontos contra Venezuela e Uruguai, em novembro, válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. A lista final vai ser divulgada na sexta-feira (1º), às 15h (de Brasília).
Caso Dodô seja confirmado ele será o quarto lateral-direito que ganhou chance nos últimos meses, após Yan Couto (Borussia Dortmund), William (Cruzeiro) e Vanderson (Monaco), que entrou em campo na última Data FIFA e teve boas atuações quando exigido.
Dodô foi revelado pelo Coritiba em 2016 e passou duas temporadas pelo clube paranaense até ser contratado pelo Shakhtar Dotensk (Ucrânia), iniciando sua trajetória no futebol europeu. O atleta permaneceu no leste europeu entre 2018 e 2022, sendo que na primeira temporada foi emprestado ao Vitória de Guimarães (Portugal).
Após se consolidar como um dos principais laterais-direitos do futebol ucraniano e com maturidade suficiente de entendimento tático, a Fiorentina contratou Dodô para a temporada 2022/23 e logo conseguiu se destacar.
Desde então ele disputou 80 jogos rendendo em alto nível, mas a sequência foi interrompida por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito sofrida em setembro de 2023, quando enfrentou a Udinese no Campeonato Italiano. Foram cerca de cinco meses afastado.
🔎Dodô (24 anos) é o líder em bolas recuperadas da Fiorentina na temporada 22/23! 🇧🇷👏
⚔️ 42 jogos
⚽️ 1 gol
🅰️ 3 assistências
🔑 38 passes decisivos
✅ 84% acerto no passe
🔄 60% acerto no drible (40/67!)
💪 57% duelos ganhos
🦾 258 bolas recuperadas (!)
💯 Nota Sofascore 6.76 pic.twitter.com/xZviB2a4d2— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) May 3, 2023
Fonte: 90min