Nesta sexta-feira (1), o Manchester United anunciou oficialmente a contratação de Rúben Amorim, técnico que deixou o Sporting para substituir Erik ten Hag nos Red Devils. O contrato será assinado com os ingleses durante a Data Fifa de novembro, com validade até junho de 2027 e opção de extensão contratual por mais um ano.
Apesar da ansiedade do torcedor em contar com o novo comandante, será preciso esperar. O Sporting exigiu o cumprimento de um aviso prévio para a liberação do técnico, que seguirá no comando do clube português nos próximos três jogos, contra Estrela Amadora, Manchester City (Uefa Champions League) e Braga.
Por conta desta situação, o auxiliar Ruud Van Nistelrooy seguirá no comando do Manchester United interinamente nos jogos contra Chelsea, PAOK (Uefa Europa League) e Leicester. O ídolo dos Red Devils esteve no banco de reservas comandando a equipe na goleada sobre o Leicester por 5 a 2, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa. A estreia de Rúben Amorim ocorrerá no dia 24 de novembro, diante do Ipswich Town, válido pela 12ª rodada da Premier League.
Em seus primeiros anos no Sporting, Rúben Amorim demonstrou preferência pelo 3-4-3, utilizando dois meio-campistas para utilizar as características ofensivas dos laterais/alas. Relembrando os tempos de José Mourinho, a estratégia principal de Amorim sem a bola consiste em defender-se com linhas muito compactas em bloco baixo.
Nas temporadas recentes, o treinador passou a utilizar o 3-4-3 com três zagueiros muito móveis e um atleta para cobrir espaço no meio-campo, repetindo o que foi utilizado pelo técnico Carlo Ancelotti nos melhores momentos do Real Madrid. Com isso, dois meio-campistas acabam sendo escalados com objetivo de conduzir o jogo para os atacantes.
It’s done.
Bem-vindo ao Manchester United, Ruben Amorim 🇵🇹🤝🔴#MUFC
— Manchester United (@ManUtd) November 1, 2024
“Rúben Amorim é um dos mais promissores e bem cotados jovens treinadores do futebol europeu. Altamente eficaz como jogador e treinador, seus títulos incluem conquista da Primeira Liga duas vezes em Portugal com o Sporting, o primeiro dos quais foi o primeiro título do clube em 19 anos.”
– Nota oficial do Manchester United
Fonte: 90min