Ampliação contempla pacientes com problemas cardiovasculares e acelera cirurgias bariátricas para atender demanda reprimida
O Hospital Regional da Costa Leste Magid Tomé, em Três Lagoas, terá aumento de leitos para pacientes com problemas cardiovasculares e maior número de cirurgias bariátricas, visando reduzir a fila de espera. A medida foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde após cobrança do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em agosto, solicitando agilidade nas cirurgias para 126 pessoas que aguardavam na fila.
A expansão foi possível com a repactuação do contrato com o Instituto Acqua – Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental, entidade privada que administra o hospital. Com o novo acordo, o número de cirurgias bariátricas passará de duas para oito por mês. O MP havia instaurado procedimento para acelerar os atendimentos, afirmando que, sem medidas urgentes, a fila só seria zerada em cinco anos. Casos urgentes devem ser atendidos em até 30 dias, enquanto os eletivos devem ocorrer em até 180 dias.
O contrato revisado, no valor de R$ 61 milhões, também prevê expansão dos serviços de cardiologia, com dez novos leitos e aumento nos procedimentos de alta complexidade cardiovascular. Além disso, os serviços de oftalmologia e urologia serão reforçados, incluindo a realização de cirurgias para remoção de cálculo renal.
Em setembro, o MPMS abriu novo procedimento para monitorar o atendimento infantil no hospital, após relatos de óbitos de crianças. Foram solicitadas informações ao diretor do hospital, ao Instituto Acqua e a outras entidades de supervisão, visando melhorias e inspeção dos serviços.