Operação desarticula produção de 2,1 toneladas de droga em Bella Vista Norte
Seis acampamentos usados para a produção de maconha foram destruídos nesta quinta-feira (21) pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Os laboratórios clandestinos operavam em áreas de mata na região conhecida como Alpasa, próximo a Bella Vista Norte, cidade paraguaia separada de Bela Vista (MS) pelo Rio Apa.
Estrutura dos laboratórios
Nos acampamentos, foram encontrados 2.170 quilos de maconha em processamento. A operação revelou uma estrutura rústica, porém eficiente, que incluía prensas de madeira, macacos hidráulicos, forrageiras, guilhotinas para cortar os tabletes e balanças. Além disso, um gerador de energia mantinha os trabalhos ativos dia e noite.
Motos usadas pelos trabalhadores foram abandonadas no local, mas nenhum suspeito foi preso durante a ação.
Combate ao tráfico
Segundo a Senad, a operação integra um esforço contínuo para eliminar cultivos e centros de produção de maconha nos departamentos paraguaios de Amambay e Canindeyú, regiões que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul.
A produção em larga escala nessa área é controlada majoritariamente por facções criminosas brasileiras, reforçando a conexão transnacional do tráfico. A ação representa um golpe contra a logística de distribuição da droga.