spot_img
Sexta-feira, 6 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalIrã e Rússia vão intensificar ações para estabilizar situação na Síria

    Irã e Rússia vão intensificar ações para estabilizar situação na Síria

    Publicado há

    spot_img

    Sergey Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, conversou por telefone neste sábado (30) com seu homólogo iraniano, Abbas Araghch, sobre a recente ascensão de rebeldes jihadistas em Aleppo

    O Irã e a Rússia estão se preparando para intensificar suas colaborações com o objetivo de estabilizar a situação na Síria, especialmente após a recente ascensão de rebeldes jihadistas em Aleppo. Sergey Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, conversou por telefone neste sábado (30) com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, onde expressou sua preocupação com os desdobramentos e reafirmou o compromisso de apoiar a soberania síria.

    Segundo a agência estatal iraniana IRNA, Esmail Baghaei Hamaneh, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, fez críticas à reativação de grupos terroristas Takfiri no território sírio. Ele enfatizou a necessidade de uma ação coordenada entre os países para evitar a expansão dessas organizações, que, segundo ele, fazem parte de um “plano maligno” promovido pelos Estados Unidos para desestabilizar a região.

    O embaixador iraniano no Líbano, Mojtaba Amani, também alega que os norte-americanos têm fornecido armamentos a grupos rebeldes. “Nos últimos anos, os EUA lhes forneceram novas armas, e as fronteiras da Turquia permaneceram abertas para eles. Atualmente, o Exército sírio está diretamente engajado com esses grupos e conseguiu, de certa forma, deter seus avanços”, afirmou.

    “Se os terroristas pensam que podem repetir os eventos do início dos anos 2010 em Aleppo, eles estão enganados”, disse em referência à insurgência que levou à uma guerra civil na Síria. “O governo sírio agora está mais forte, e o governo russo está mais determinado a defender a Síria. A Frente de Resistência e o Irã também continuam a apoiar o governo sírio e seu povo”, complementou.

    De acordo com Hamaneh, todos os funcionários do consulado iraniano em Aleppo estão seguros após um ataque à instituição e condenou a iniciativa citando a Convenção de Viena sobre Relações Consulares de 1963, que proíbe qualquer tipo de ataques às instalações consulares. “A violação desta convenção por qualquer indivíduo, grupo ou governo é inaceitável”, declarou.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Publicado por Carol Santos

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Novo convida João Henrique Catan (PL) para disputar governo de MS

    Partido Novo formaliza convite ao deputado estadual para as eleições de 2026. Catan aguarda definição do PL.

    Operação do Gaeco: Justiça prorroga afastamento de investigados em Terenos

    Desembargador mantém afastamento do prefeito e outros 15 investigados por mais 90 dias. STJ julgará recurso do MPF em fevereiro.

    Gigantes do Futebol Brasileiro Agitam Janela de Transferências: Vasco Mira Ex-Flamengo

    Clubes como Vasco, Palmeiras e Flamengo buscam reforços para o Brasileirão 2026. Movimentações agitam o mercado da bola.

    Flamengo busca classificação no Carioca contra o Sampaio Corrêa

    Rubro-negro precisa da vitória para avançar no Campeonato Carioca. Time não vence há quatro jogos.

    Relacionado

    Trump Publica Vídeo Racista com Obamas e Gera Indignação

    Vídeo associa ex-presidente e Michelle Obama a macacos. A atitude de Trump é amplamente criticada.

    Polícia confirma: sangue na casa é da mãe de jornalista da NBC

    Investigação sobre o sequestro de Nancy Guthrie avança com análise de DNA.

    Trump Quer Novo Tratado Nuclear com China Após Fim do New START

    Ex-presidente dos EUA critica acordo com a Rússia e propõe pacto modernizado.