A Glória Eterna tem um novo dono, e ele atende por Botafogo de Futebol e Regatas. Coroando o ano que já se desenhava como mais especial de sua história, o Glorioso conquistou, na tarde deste sábado (30), o primeiro título de Conmebol Libertadores de sua centenária história, encerrando uma seca de 29 anos sem conquistas relevantes, jejum que vinha machucando a sua apaixonada torcida. Mas agora, não mais: os alvinegros, enfim, tiraram o grito de “é campeão” da garganta, adentrando o seleto rol de 12 clubes brasileiros com título do torneio mais importante das Américas.
Com gols de Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos, o Glorioso fez valer o seu favoritismo diante de um apático Atlético-MG, que não conseguiu ser dominante na decisão mesmo atuando com um jogador a mais desde o primeiro minuto da final – Gregore foi expulso em um dos primeiros lances da partida, por solada no rosto de Fausto Vera. Eduardo Vargas, acionado por Milito na etapa final, marcou o de honra do Galo.
Com o título conquistado no Monumental de Núñez, o Botafogo encurtou ainda mais a distância entre brasileiros e argentinos no ranking de países com mais títulos de Copa Libertadores. Confira, a seguir, todos os clubes que já foram campeões continentais.
Fonte: 90min