spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalSituação em Gaza é ‘terrível e apocalíptica’, alerta secretário-geral da ONU

    Situação em Gaza é ‘terrível e apocalíptica’, alerta secretário-geral da ONU

    Publicado há

    spot_img

    Durante declarações lidas em uma conferência na cidade de Cairo no Egito, Antonio Guterres fez um apelo à comunidade internacional a ‘construir uma base para a paz sustentável em Gaza e em todo o Oriente Médio’

    A ONU classificou a situação em Gaza como “terrível e apocalíptica” e advertiu que as condições enfrentadas pelos palestinos no território podem constituir “crimes internacionais da maior gravidade”. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo à comunidade internacional a “construir uma base para a paz sustentável em Gaza e em todo o Oriente Médio”, afirmou, em declarações lidas em seu nome em uma conferência no Cairo que pretende aumentar a ajuda humanitária.

    A guerra em Gaza começou quando o grupo islamista palestino Hamas atacou o sul de Israel em 7 de outubro de 2023, o que deixou 1.208 mortos, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais israelenses. A campanha militar de represália iniciada por Israel deixou 44.466 mortos em Gaza, segundo os dados do Ministério da Saúde do território, que a ONU considera confiáveis.

    “A catástrofe de Gaza não é outra coisa que o colapso completo de nossa humanidade. O pesadelo tem que parar. Não podemos continuar desviando o olhar”, afirmou Guterres em um discurso lido por Amina Mohammed, secretária-geral adjunta da ONU. Guterres ressaltou que “a desnutrição é endêmica (…) A fome é iminente. Enquanto isso, o sistema de saúde entrou em colapso”.

    O chefe da ONU acrescentou que Gaza agora tem “o maior número de crianças amputadas per capita do mundo”, com “muitas perdendo membros e sendo submetidas a cirurgias sem anestesia”. O secretário-geral da ONU também criticou as severas restrições à entrega de ajuda e chamou os níveis atuais de “extremamente insuficientes”.

    Segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), apenas 65 caminhões por dia foram autorizados a entrar no território palestino cercado no mês passado, contra a média de 500 antes da guerra. As organizações internacionais de ajuda alertaram inúmeras vezes sobre o desastre humanitário que está acontecendo em Gaza, onde a população de quase 2,4 milhões de pessoas está à beira da fome.Guterres afirmou nesta segunda-feira que o bloqueio da ajuda a Gaza “não é uma crise de logística”, e sim “uma crise de vontade política e de respeito aos princípios fundamentais do direito internacional humanitário”.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Victor Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Manchester City e Inter avançam em Copas Nacionais

    City elimina Newcastle na Inglaterra e Inter supera Torino na Itália.

    Detran-MS Restabelece Atendimento em Todas as Agências Após Falha no Sistema

    Serviços do Detran-MS normalizados nesta quinta-feira (5). Agendamentos de quarta-feira serão atendidos sem nova marcação.

    Tebet Apoia Haddad em SP e Considera Candidatura ao Senado

    Ministra se oferece para o Senado e defende Haddad para o governo paulista.

    Arsenal e City Decidem a Copa da Liga Inglesa em Wembley

    Rivalidade acirrada define final histórica da Carabao Cup 2025/26.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.