spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalEspanha concede asilo a Edmundo González, candidato que enfrentou Maduro nas eleições...

    Espanha concede asilo a Edmundo González, candidato que enfrentou Maduro nas eleições da Venezuela

    Publicado há

    spot_img

    Opositor do ditador venezuelano chegou a Madri em um avião militar espanhol em 8 de setembro, após se refugiar na embaixada espanhola em Caracas, denunciando perseguição depois do pleito de 28 de julho

    A Espanha concedeu asilo a Edmundo González Urrutia, candidato da oposição a Nicolás Maduro nas últimas eleições presidenciais venezuelanas, anunciou nesta sexta-feira (20) o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares. “O status de asilo que Edmundo González havia solicitado na Espanha já foi concedido e ele será notificado nos próximos dias”, disse Albares à imprensa no Senado, onde compareceu perante a comissão de assuntos ibero-americanos.

    A concessão era tida como certa desde que González chegou a Madri em um avião militar espanhol em 8 de setembro, depois de se refugiar na embaixada espanhola em Caracas, denunciando a perseguição após as eleições presidenciais de 28 de julho. Após essas eleições, as autoridades eleitorais proclamaram Maduro para um terceiro mandato de seis anos, mas a oposição, liderada por María Corina Machado, alega fraude e reivindica a vitória de Edmundo González Urrutia.

    González repetiu em várias ocasiões que estará em Caracas no dia 10 de janeiro para assumir a presidência na cerimônia de posse programada. O anúncio de Albares foi feito após uma reunião que ele teve com González em Madri. González explicou na rede social X que Albares ratificou “a posição do Estado espanhol, conforme estabelecido no documento do Conselho Europeu, no qual a organização pede a libertação de todos os presos políticos e exige que a Venezuela cumpra seus compromissos com o direito internacional”. “O documento“, lembrou González, “afirma que ’a União Europeia mobilizará todas as ferramentas à sua disposição para apoiar a democracia e uma transição pacífica e inclusiva na Venezuela’”.

    Publicado por Luisa Cardoso
    *Com informações da AFP

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.