spot_img
Quinta-feira, 5 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalAzerbaijão afirma que Rússia prometeu punir os responsáveis pelo acidente com avião...

    Azerbaijão afirma que Rússia prometeu punir os responsáveis pelo acidente com avião da Embraer que caiu no Cazaquistão

    Publicado há

    spot_img

    Moscou prometeu ‘realizar uma investigação completa, exaustiva e objetiva’ sobre o ocorrido, além das investigações no Cazaquistão, mas não admitiu a responsabilidade no desastre que matou 38 pessoas

    O Azerbaijão disse, nesta segunda-feira (30), que a Rússia prometeu identificar e punir os responsáveis pela queda do avião da Azerbaijan Airlines, que Baku disse ter sido atingido pelas defesas antiaéreas russas antes de cair no Cazaquistão em 25 de dezembro. O procurador-geral do Azerbaijão, Kamran Aliev, afirmou em um comunicado que o chefe do comitê de investigação russo, Alexander Bastrikin, o informou que “foram tomadas medidas intensivas para identificar os culpados e responsabilizá-los criminalmente”.

    A Rússia também prometeu “realizar uma investigação completa, exaustiva e objetiva” sobre o ocorrido, além das investigações que estão sendo realizadas no Cazaquistão, onde o avião caiu, informou a Procuradoria do Azerbaijão. Moscou não admitiu a sua responsabilidade neste desastre aéreo que matou 38 pessoas, apesar de ter sido solicitado a fazê-lo pelas autoridades do Azerbaijão.

    No entanto, segundo a Procuradoria, a Rússia “prestou o apoio necessário aos procuradores enviados para Grozny”, capital da Chechênia, onde o avião tentou pousar duas vezes, sem sucesso, antes de cair em Aktau, do outro lado do mar Cáspio. Também há investigações no local do acidente “com a participação de investigadores profissionais e especialistas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Brasil”, este último porque o fabricante do avião, a Embraer, é brasileiro.

    O Ministério dos Transportes do Cazaquistão anunciou nesta segunda-feira que “a comissão que investiga a queda do avião partiu para o Brasil” com as caixas-pretas, que serão examinadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

    O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, afirmou no domingo que o avião, que fazia a rota Baku-Grozny, foi alvo de “disparos” sobre território russo. Ele acusou Moscou de tentar esconder sua responsabilidade e exigiu desculpas públicas e indenizações.

    O presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas a Aliev no sábado e admitiu que foram disparados tiros antiaéreos no dia da tragédia devido a um ataque de drones ucranianos, embora não tenha reconhecido que atingiram o avião do Azerbaijão.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Cidadania lança Central de Orientação para levar políticas públicas e transformação local aos 79 municípios de MS

    Cidadania lança Central de Orientação para levar políticas públicas e transformação local aos 79...

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    PL Perde Vaga Chave na Assembleia Legislativa de MS Devido a Processo Contra Deputado

    Partido Liberal perde espaço na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mudança ocorre após revés judicial de deputado.

    PL busca consenso em MS para eleições de 2024

    Reinaldo Azambuja articula união para fortalecer palanque eleitoral.

    Relacionado

    Troca de Prisioneiros: EUA, Ucrânia e Rússia Chegam a Acordo Histórico

    Após cinco meses, 314 prisioneiros serão trocados. Negociações ocorreram em Abu Dhabi.

    Tratado Nuclear EUA-Rússia Expira: Ameaça à Segurança Global Aumenta

    Acordo Novo START, crucial para o controle de armas nucleares, chega ao fim. Mundo teme escalada.

    Estado Islâmico Ameaça o Mundo: ONU Alerta para Crescimento e Uso de IA

    Grupo terrorista expande atuação globalmente, com foco na África e uso crescente de tecnologia.