Dificilmente houve um momento na história recente da Premier League com uma disparidade tão considerável no maior clássico da Inglaterra. Neste domingo (5), Liverpool e Manchester United se encontram, para duelar no aguardado confronto da 20ª rodada do campeonato, vivendo realidades completamente distintas durante a temporada 2024/25.
Com 45 pontos somados em 18 jogos, os Reds tentam manter distância segura em relação ao vice-líder Arsenal (39) em busca da quarta vitória consecutiva no campeonato. Por outro lado, os Red Devils estão estacionados com 22 pontos há três rodadas e a 14ª posição representa uma ameaça crescente quanto a um possível rebaixamento para a segunda divisão.
O clássico Liverpool x Manchester United neste domingo (5), a partir das 13h30 (de Brasília), será disputado em Anfield, estádio que possui capacidade máxima de 61.276 pessoas. Houve uma pequena redução na comercialização de ingressos devido à presença de seguranças nas arquibancadas para evitar maior proximidade entre torcedores de ambas as equipes.
No retrospecto total de apenas 215 partidas disputadas no maior clássico do futebol inglês, o Manchester United possui a vantagem com 83 vitórias, enquanto o Liverpool acumula 72 triunfos e outros 60 duelos terminaram empatados.
Últimos cinco jogos
2 vitórias do Liverpool
2 empates
1 vitória do Manchester United
Partida mais recente: Manchester United 0x3 Liverpool, em 1º de setembro de 2024, pela 3ª rodada da Premier League 2024/25
Liverpool: EVVVV
Manchester United: VDDDD
V = vitória; E = empate; D = derrota
A nova baixa no Liverpool consiste em Joe Gomez, que ficará ausente por algumas semanas devido a uma lesão no tendão sofrida durante a vitória contra o West Ham. Ibrahima Konate (joelho) e Conor Bradley (coxa) devem retornar aos treinos nesta sexta-feira e serão provavelmente relacionados. Por fim, Dominik Szoboszlai retorna após cumprir suspensão.
O técnico Rúben Amorim contará com os retornos dos meio-campistas Manuel Ugarte e Bruno Fernandes à equipe titular. Outra mudança consiste na entrada de Kobbie Mainoo entre os titulares no lugar de Zirkzee após a trágica atuação na rodada anterior. Mason Mount (coxa), Victor Lindelof (problema não especificado) e Luke Shaw (panturrilha) seguem como baixas nos Red Devils.
Dominante em todas as ações de suas partidas com muita posse de bola e eficácia nas finalizações, o Liverpool possui as qualidades de uma equipe potencialmente campeã, fatores que certamente contarão em um clássico onde o Manchester United não possui controle algum e esbanja falta de confiança.
Palpite: Liverpool 4×1 Manchester United
Fonte: 90min