spot_img
Quinta-feira, 18 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalDeputado do PL cobra Estado sobre surto de virose no litoral paulista

    Deputado do PL cobra Estado sobre surto de virose no litoral paulista

    Publicado há

    spot_img

    Tenente Coimbra considera ‘inadmissível’ vazamento de esgoto por parte da Sabesp – uma das possíveis causas para o contágio; unidades de saúde estão abarrotados e farmácias já registram falta de medicamentos

    O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) cobrou da secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende, uma investigação minuciosa quanto à existência de possíveis despejos irregulares de esgoto em praias da Baixada Santista, um dos possíveis motivos do surto de virose que atinge, já há algumas semanas, cidades da região. A medida ocorre depois que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) confirmou um extravasamento de dejetos na Praia da Enseada, no Guarujá-SP, na quinta-feira (2/1).

    Em ofício protocolado junto ao primeiro escalão do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), Coimbra, que tem base eleitoral em Santos-SP, destaca que, apesar de a Sabesp negar qualquer relação direta entre o vazamento do esgoto e o aumento dos casos de virose no litoral sul, a possibilidade de causalidade não pode ser descartada sem uma checagem criteriosa.

    De toda forma, o parlamentar do PL classifica como “inadmissível” o escoamento de esgoto clandestino no mar do Guarujá, o que foi confirmado pela Sabesp à Prefeitura há três dias:
    “O aumento exponencial de casos de virose nas cidades da Baixada Santista, com alta desde dezembro, que é o início da temporada de verão, já é preocupante. Estamos falando de milhares de pessoas atendidas pela rede de Saúde da região, que estão sendo contaminadas de alguma forma, seja na praia, pela água corrente ou pela ingestão de algum alimento. Isso precisa ser checado. Agora, tendo ou não relação com o surto de virose, um vazamento de dejetos na água do mar já é, por si só, inadmissível”, complementa Coimbra.

    Até este domingo (5/1), unidades de Saúde da Baixada Santista operavam de forma sobrecarregada, com tempo de espera superior a quatro horas em municípios como Guarujá e Praia Grande-SP – tudo em razão do grande número de casos de virose.

    A doença, em regra, afeta o trato gastrointestinal (estômago e intestino). Diarreia severa, náuseas, vômitos, desidratação, cólicas e febre são alguns dos sintomas, que podem perdurar até uma semana.

    Além de explicações sobre os motivos do vazamento de esgoto e de ligações de água clandestinas no litoral sul de São Paulo, Coimbra quer que o Estado, via Sabesp e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), avalie as condições ambientais e sanitárias de todas as cidades litorâneas afetadas pelo surto, até em razão de janeiro ser um mês de alta temporada, o que atrai ainda mais turistas para a região:
    “Estão faltando respostas. A água potável do litoral está contaminada? É a água do mar que está deixando os banhistas doentes? O que está sendo feito para que mais casos não aconteçam? A Sabesp precisa explicar, também, sobre possíveis ligações de água clandestinas e o escoamento de esgoto, que também prejudica a fauna marinha. Já está faltando até remédio nas farmácias. É algo incabível”.
    O parlamentar do PL ainda destaca que a situação em tela “prejudica a Economia local, atrapalha as férias das pessoas e gera esgotamento na rede de saúde”.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Verão 2026 em MS: calor acima da média e chuvas regulares marcam a estação

    O prognóstico do Inmet aponta acumulados de até 600 mm para o trimestre, com...

    Operação Rodovida 2025/2026 começa hoje para reduzir acidentes nas rodovias de MS

    A maior ação nacional de segurança viária do país mobiliza Detran-MS, PRF e Polícia...

    Governador Riedel rejeita polarização em MS e projeta discussões de reeleição para 2026

    Em entrevista nesta quinta-feira (18), Eduardo Riedel (PP) reforçou que, embora seja de oposição...

    MPMS investiga dano ambiental por derramamento de 45 mil litros de diesel na BR-163

    O acidente, ocorrido em agosto em Mundo Novo, resultou na poluição de recursos hídricos...

    Relacionado

    Alckmin discute tarifas com secretário de Trump nesta quinta

    Expectativa é que seja discutido os setores que podem ser afetados por essas taxações, com destaque para o setor de aço e alumínio

    PGR rejeita pedido de Bolsonaro por ampliação de prazo para apresentar defesa ao STF

    Ministro Alexandre de Moraes já havia negado essa solicitação, destacando a ausência de fundamento legal para tal extensão

    Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

    ‘Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura; o Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar os Estados’, disse o governador de Goiás