spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump culpa governador apoiador de Kamala por incêndios florestais na Califórnia

    Trump culpa governador apoiador de Kamala por incêndios florestais na Califórnia

    Publicado há

    spot_img

    ‘Um verdadeiro desastre!’, disse o republicano que também mencionou o Delta smelt, peixe em risco de extinção, como um dos fatores que contribuiriam para a crise hídrica na região

    O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump responsabilizou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, pelos incêndios florestais que afetam o estado. Em suas declarações, Trump mencionou o Delta smelt, um peixe em risco de extinção, como um dos fatores que contribuiriam para a crise hídrica enfrentada na região. “O governador Gavin ‘Newscum’ (um trocadilho pejorativo com o sobrenome de Newsom) se recusou a assinar a declaração de restauração de água apresentada a ele que teria permitido que milhões de galões de água, do excesso de chuva e derretimento da neve do Norte, fluíssem diariamente para muitas partes da Califórnia, incluindo áreas que estão atualmente queimando de forma virtualmente apocalíptica. Ele queria proteger um peixe essencialmente inútil chamado smelt”, escreveu Trump em uma publicação da Truth Social, na quarta-feira (8). “Ele é o culpado por isso. Além de tudo, não há água para hidrantes, nem aviões de combate a incêndio. Um verdadeiro desastre!”.

    No entanto, essa afirmação foi prontamente contestada por especialistas. Profissionais da área ambiental refutaram a ideia de que o Delta smelt tenha qualquer relação com os incêndios florestais. Eles apontaram que as chamas têm sido exacerbadas por fatores como mudanças climáticas e intervenções humanas, que têm um impacto significativo na propagação dos incêndios. A equipe de Newsom não hesitou em descrever as alegações de Trump como “ficção pura”. O governador Newsom também expressou sua indignação em relação à politização da tragédia, enfatizando a gravidade da situação, que inclui a perda de vidas e a devastação de comunidades inteiras.

    Ele ressaltou que a crise não deve ser usada como uma ferramenta política, mas sim como um chamado à ação para enfrentar os desafios ambientais. Além disso, especialistas reiteraram que a questão do abastecimento de água na Califórnia não está diretamente ligada às iniciativas de preservação do Delta smelt. Eles destacaram que as condições climáticas adversas, como secas prolongadas e altas temperaturas, são os principais fatores que têm contribuído para a rápida disseminação dos incêndios florestais no estado.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA
    Publicada por Matheus Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Agente socioeducativo é suspenso por 60 dias por agressões a adolescente em Unei de MS

    A Sejusp aplicou a pena ao servidor João Antônio de Brito, um dos réus...

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Operação Paliteiro da PF mira contrabando de cigarro em MS e São Paulo

    A Polícia Federal deflagrou a operação nesta quinta-feira (11) para desarticular uma associação criminosa...

    Fiscalização aponta irregularidades em cinco de seis farmácias na fronteira

    O Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) identificou falhas graves de documentação e controle de medicamentos...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza