spot_img
Sábado, 7 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalSenador dos EUA pede ao STF que reconsidere retenção do passaporte de...

    Senador dos EUA pede ao STF que reconsidere retenção do passaporte de Jair Bolsonaro

    Publicado há

    spot_img

    Embora ex-presidente não tenha recebido autorização para viajar, aliado avalia que o documento enviado por congressista americano pode influenciar futuras decisões

    O senador norte-americano Shane David Jett, do Partido Republicano e representante do estado de Oklahoma, enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a revisão da decisão que mantém retido o passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida impede Bolsonaro de participar de compromissos internacionais, como a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ocorreu nesta segunda-feira (20).

    A iniciativa do senador foi articulada pelo deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) no final de 2024. O ofício, datado de 15 de janeiro, chegou ao STF antes da cerimônia de posse de Trump. Embora Bolsonaro não tenha recebido autorização para viajar, Coimbra avalia que o documento pode influenciar futuras decisões, uma vez que destaca os impactos da restrição de viagens para o ex-presidente.

    No texto enviado ao STF, Jett argumenta que a retenção do passaporte inviabiliza a participação de Bolsonaro em eventos internacionais estratégicos para as relações entre Brasil e Estados Unidos. Ele também ressalta a importância da presença do ex-presidente em eventos promovidos pela Casa Branca, com potencial para fortalecer os laços diplomáticos entre os dois países.

    Desde fevereiro de 2023, o passaporte de Bolsonaro está retido por determinação do STF. Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes negou dois pedidos da defesa do ex-presidente para a devolução do documento. A equipe jurídica de Bolsonaro alegou tratar-se de uma viagem pontual, mas o argumento não foi aceito pelo tribunal. Para Tenente Coimbra, a decisão prejudica as relações entre Brasil e Estados Unidos. Ele classificou a retenção como uma “excentricidade vergonhosa” e sugeriu que a medida tem viés político. “A liberação do passaporte para um evento como a posse de Trump seria uma demonstração de equilíbrio entre Justiça e diplomacia”, afirmou.

    Sem a possibilidade de viajar, Jair Bolsonaro foi representado nos Estados Unidos por sua esposa, Michelle Bolsonaro. O ex-presidente alegou ter recebido um convite oficial da Casa Branca para o evento, mas Moraes contestou a autenticidade da mensagem, classificando-a como proveniente de um endereço não identificado. A situação gerou críticas por parte de aliados de Bolsonaro, que consideram a decisão do STF prejudicial à imagem e ao trânsito político do ex-presidente, especialmente com vistas às eleições presidenciais de 2026.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Ex-Vasco Rayan Marca em Estreia como Titular na Premier League

    Atacante sul-mato-grossense garante empate para o Bournemouth contra o Aston Villa.

    Barcelona vence Mallorca e consolida liderança no Campeonato Espanhol

    Com show de Lamine Yamal, Barça goleia e segue firme rumo ao título.

    EUA Propõem Negociações de Paz entre Ucrânia e Rússia em Miami

    Zelensky confirma proposta dos EUA para encontro entre Kiev e Moscou. Washington quer fim da guerra até junho.

    Grêmio Enfrenta Novo Hamburgo Sem Meio-Campista Chave em 2026

    Tricolor Gaúcho busca vaga na semifinal do Gauchão com desfalques importantes.

    Relacionado

    Lula Cobra Autocrítica e União em Celebração do PT em Salvador

    Presidente Lula critica brigas internas e defende foco no povo e combate a fake news.

    Eleições 2026: MS tem prazo final para cadastro eleitoral!

    Eleitores de Mato Grosso do Sul têm até 6 de maio para regularizar a situação.

    Ex-Vereador Milton Leite Nega Conhecer Sargento Envolvido em Investigação

    Milton Leite nega ligação com sargento Nereu, preso na Operação Kratos. Ele reitera que sua escolta era da Câmara.