spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump envia líder republicano para missões especiais à Venezuela

    Trump envia líder republicano para missões especiais à Venezuela

    Publicado há

    spot_img

    Apesar de Washington reconhecer Edmundo González como o presidente legítimo, a Casa Branca vê a necessidade de manter relações com Maduro, para facilitar deportações de imigrantes e combate ao tráfico de drogas

    A administração do presidente dos Estados Unidos Donald Trump inicia sua primeira viagem às Américas com um destino polêmico: a Venezuela. O líder republicano para missões especiais, Richard Grenell, já está em Caracas. Mauricio Claver-Carone, que representa Trump na América Latina, enfatizou que a visita não se trata de negociações, mas sim de uma mensagem clara que, se ignorada, poderá resultar em consequências severas. “Estamos levando uma mensagem inequívoca que, se não for cumprida, levará a consequências claras”, disse a jornalistas.

    Grenell se reuniu com Nicolás Maduro e figuras de alto escalão do governo venezuelano. Apesar de Washington reconhecer Edmundo González como o presidente legítimo, a Casa Branca vê a necessidade de manter relações com Maduro, especialmente para facilitar deportações de imigrantes e intensificar o combate ao tráfico de drogas.

    Claver-Carone também ressaltou a urgência de deportar criminosos venezuelanos e a necessidade de libertar cidadãos norte-americanos que estão detidos na Venezuela. Embora o número exato de prisioneiros americanos seja incerto, o governo de Caracas afirma ter indivíduos acusados de mercenarismo em suas prisões.

    Além disso, a economia da Venezuela pode enfrentar novas sanções, especialmente no setor petrolífero. O secretário de Estado, Marco Rubio, mencionou a possibilidade de reavaliar a autorização da Chevron para operar no país, onde a empresa é responsável pela produção de entre 200 mil e 220 mil barris de petróleo diariamente.

    Em 2022, Washington havia aliviado algumas sanções econômicas contra Caracas, mas as promessas do governo venezuelano sobre a realização de eleições livres não foram totalmente cumpridas. Antes de sua visita à Venezuela, a expectativa era de que os primeiros destinos da administração Trump na América Latina incluíssem Panamá, El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana, onde Rubio planeja discutir questões de imigração e a influência da China na região.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Publicado por Carol Santos

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza