spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump volta a falar em taxar países do Brics em 100%

    Trump volta a falar em taxar países do Brics em 100%

    Publicado há

    spot_img

    Presidente americano destacou que os EUA não ficarão ‘de braços cruzados’ enquanto há uma tentativa de enfraquecimento do dólar, referindo-se a possível criação de uma moeda própria do bloco dos emergentes

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou sua intenção de impor tarifas de 100% aos países dos Brics, caso estes avancem com a criação de uma moeda própria para substituir o dólar em suas negociações. A ameaça, que já havia sido feita no ano passado, foi reiterada em uma publicação em rede social. Trump destacou que os Estados Unidos não ficarão de braços cruzados enquanto os Brics tentam se afastar do dólar. Ele exigiu um compromisso do bloco, que considera hostil, para que não criem uma nova moeda ou apoiem qualquer outra que substitua a divisa americana.

    A discussão sobre a criação de uma moeda própria pelos Brics não é nova. O bloco, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes, já debate essa possibilidade há algum tempo. A ideia é facilitar as negociações, tornando-as mais baratas e evitando a conversão para o dólar. Essa estratégia também favorece a Rússia, que enfrenta sanções dos Estados Unidos. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem defendido essa abordagem, argumentando que o comércio entre os Brics seria mais fácil e econômico.

    Em resposta à possibilidade de tarifas americanas, Lula afirmou que o Brasil adotará a política de reciprocidade, impondo impostos aos produtos dos Estados Unidos caso os produtos brasileiros sejam taxados. Essa postura pode intensificar as tensões entre o bloco das nações emergentes e os Estados Unidos, além de afetar as relações comerciais na América do Sul. A estratégia de negociação em moeda local já é praticada dentro do bloco, mas a criação de uma moeda única visa desafiar o domínio do dólar no comércio internacional. A reação de Trump reflete a preocupação dos Estados Unidos com essa potencial mudança no cenário econômico global.

    *Com informações de Luciana Verdolin

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza