spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalTrump volta a falar em taxar países do Brics em 100%

    Trump volta a falar em taxar países do Brics em 100%

    Publicado há

    spot_img

    Presidente americano destacou que os EUA não ficarão ‘de braços cruzados’ enquanto há uma tentativa de enfraquecimento do dólar, referindo-se a possível criação de uma moeda própria do bloco dos emergentes

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou sua intenção de impor tarifas de 100% aos países dos Brics, caso estes avancem com a criação de uma moeda própria para substituir o dólar em suas negociações. A ameaça, que já havia sido feita no ano passado, foi reiterada em uma publicação em rede social. Trump destacou que os Estados Unidos não ficarão de braços cruzados enquanto os Brics tentam se afastar do dólar. Ele exigiu um compromisso do bloco, que considera hostil, para que não criem uma nova moeda ou apoiem qualquer outra que substitua a divisa americana.

    A discussão sobre a criação de uma moeda própria pelos Brics não é nova. O bloco, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de novos membros como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes, já debate essa possibilidade há algum tempo. A ideia é facilitar as negociações, tornando-as mais baratas e evitando a conversão para o dólar. Essa estratégia também favorece a Rússia, que enfrenta sanções dos Estados Unidos. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem defendido essa abordagem, argumentando que o comércio entre os Brics seria mais fácil e econômico.

    Em resposta à possibilidade de tarifas americanas, Lula afirmou que o Brasil adotará a política de reciprocidade, impondo impostos aos produtos dos Estados Unidos caso os produtos brasileiros sejam taxados. Essa postura pode intensificar as tensões entre o bloco das nações emergentes e os Estados Unidos, além de afetar as relações comerciais na América do Sul. A estratégia de negociação em moeda local já é praticada dentro do bloco, mas a criação de uma moeda única visa desafiar o domínio do dólar no comércio internacional. A reação de Trump reflete a preocupação dos Estados Unidos com essa potencial mudança no cenário econômico global.

    *Com informações de Luciana Verdolin

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.