spot_img
Sexta-feira, 12 Dezembro, 2025
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalAlcolumbre diz que pretende mudar visão da Câmara para tratar projetos do...

    Alcolumbre diz que pretende mudar visão da Câmara para tratar projetos do Senado

    Publicado há

    spot_img

    Em discurso antes da votação, candidato favorito para a Presidência da Casa disse ainda assumir ‘compromisso inafastável’ com a democracia

    Candidato à presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) afirmou neste sábado (1), que, eleito, irá atuar para reverter o entendimento da mesa da Câmara dos Deputados, sob liderança de Arthur Lira (PP-AL), que na prática impôs derrotas sobre a preferência de projetos originários do Senado.

    “Assumo compromisso de atuar para reverter entendimento da mesa da Câmara de apenas apensar nossos projetos aprovados no Senado a projetos ainda em fase inicial da Câmara a fim de que a iniciativa de lá se convirja em originária enquanto dos senadores é esquecida”, disse Alcolumbre da tributa aos colegas que se reúnem para escolher hoje o próximo presidente do Senado.

    O senador defendeu que atos da mesas do Congresso, seja da Câmara ou Senado, não podem se sobrepor à Constituição, ao regimento comum e a décadas de tradição. “A matéria já aprovada em uma casa, e assim com tramitação mais avançada, tem que ser prioritário em relação a outros projetos internos ainda não apreciados”, afirmou.

    Alcolumbre ainda citou a tramitação das medidas provisórias, outro ponto de atrito durante as presidências do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Lira. Ele argumentou que suprimir as comissões mistas do processo de apreciação das MPs é reduzir o papel do Senado Federal.

    “O processo legislativo das medidas provisórias também precisa ser retomado urgente, as comissões mistas são obrigatórias por mandato constitucional. Suprimi-las ou negligenciadas não é apenas errado do ponto de vista do processo, é redução do papel do senado federal. E por isso que estou aqui apoiado por meus pares e me coloco novamente a disposição para construir consensos”, afirmou.

    No discurso antes da votação, Alcolumbre disse ainda assumir “compromisso inafastável” com a democracia. “Vamos resistir aos atalhos populistas, nenhuma das diferentes correntes políticas é puro anjo ou demônio. Evitemos os rótulos de discursos fáceis, distorções de debates nas redes sociais e simplificações mal intencionadas”, declarou.

    Publicado por Luisa Cardoso
    *Com informações do Estadão Conteúdo

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Riedel entrega reforma de oito escolas em Três Lagoas com investimento de R$ 48 milhões

    As obras beneficiam 7.754 estudantes. O governador afirmou que mais de 70% da rede...

    TJMS alerta prefeituras do interior sobre golpe de criminosos que se passam por juízes

    Golpistas solicitam veículos e documentos de servidores públicos por telefone, alegando "diligências sigilosas e...

    Agente socioeducativo é suspenso por 60 dias por agressões a adolescente em Unei de MS

    A Sejusp aplicou a pena ao servidor João Antônio de Brito, um dos réus...

    Aposentados e pensionistas de MS já receberam R$ 39,6 milhões em ressarcimento por descontos indevidos

    O valor se refere a descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. O...

    Relacionado

    Alckmin discute tarifas com secretário de Trump nesta quinta

    Expectativa é que seja discutido os setores que podem ser afetados por essas taxações, com destaque para o setor de aço e alumínio

    PGR rejeita pedido de Bolsonaro por ampliação de prazo para apresentar defesa ao STF

    Ministro Alexandre de Moraes já havia negado essa solicitação, destacando a ausência de fundamento legal para tal extensão

    Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

    ‘Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura; o Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar os Estados’, disse o governador de Goiás