spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalCoronel Zucco defende escolha ‘tática’ do PL em apoiar Hugo Motta para...

    Coronel Zucco defende escolha ‘tática’ do PL em apoiar Hugo Motta para presidência da Câmara

    Publicado há

    spot_img

    Segundo o parlamentar, articulação possibilita à oposição ocupar posições importantes em comissões da Casa e colocar em pauta a PEC que pode reverter inelegibilidade de Jair Bolsonaro

    Durante uma entrevista à Jovem Pan News, o deputado federal Coronel Zucco (PL-RS) compartilhou suas perspectivas sobre a atual dinâmica política na Câmara dos Deputados. Ele destacou a importância do primeiro biênio para a oposição, mencionando que o PL conseguiu posições significativas tanto no Senado quanto na Câmara. Zucco ressaltou a estratégia adotada pelo partido, que, mesmo sem um candidato ideologicamente alinhado com a direita bolsonarista, seguiu as orientações do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa abordagem permitiu ao partido posições em comissões importantes, como a de Segurança Pública e a de Educação.

    Zucco explicou que a decisão de não lançar um candidato próprio foi uma escolha “tática, pragmática e necessária”. Essa articulação permitiu ao PL ocupar espaços estratégicos e exercer uma oposição mais robusta. Ele mencionou a possibilidade de o deputado Eduardo Bolsonaro liderar a Comissão de Relações Exteriores, especialmente após Donald Trump ter vencido as eleições nos Estados Unidos. O deputado também destacou a importância de ter representantes em comissões que possibilitaram a convocação de ministros e a obstrução de iniciativas da esquerda, como na área de educação.

    “Em conversa com o senador Rogério Marinho, ele deixou claro que aquela estratégia de lançar uma candidatura, como na época dele, foi um erro, porque eles [senadores de oposição] tiveram, durante dois anos, o silêncio. Não puderam convocar ministros, não pegaram relatorias, não pegaram presidências de comissão. Em contrapartida, na Câmara, mesmo não tendo um candidato ideologicamente identificado com a direita bolsonarista, a gente recebeu orientação do presidente Bolsonaro, e essa orientação foi muito madura. Nós tivemos na [Comissão de] Fiscalização a Bia Kicis, na Segurança Pública, o deputado Sanderson, o deputado Coronel Fraga. Na Comissão de Constituição e Justiça a Carol de Toni. Na Educação, meu colega Nikolas Ferreira. Deputados que tiveram possibilidade de convocar ministros, de realmente trabalhar a questão da fiscalização”, explicou Zucco.

    “Eu gostaria muito de votar em um candidato o PL. Mas a gente entende que esta maturidade, esta decisão tática e pragmática, foi necessária. A gente agora vai ter mais quatro comissões. Podemos ter deputado Eduardo Bolsonaro, por exemplo, a frente da Credn (Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional), justamente no ano em que o Trump ganha as eleições”, destacou o deputado. “Eu vi o deputado Eduardo tuitar: ‘Vem cá, mas e se tivéssemos apoiado um candidato que seria derrotado, vocês ali na frente não iam cobrar?”, complementou.

    O deputado expressou otimismo em relação ao futuro, afirmando que a oposição será “responsável e forte”. Ele mencionou a expectativa de que o ex-presidente Bolsonaro possa concorrer novamente em 2026, reforçando que ele é o único candidato do partido. Para isso, a oposição conta com a colaboração de Motta para colocar em pauta a PEC da Anistia. Zucco também comentou sobre o discurso de posse de Motta, novo presidente da Câmara, que enfatizou a independência do Congresso Nacional e o respeito às prerrogativas dos deputados.

    Concluindo a entrevista, o deputado Coronel Zuo convocou a população para um ato no dia 16 de março, pedindo o impeachment do presidente Lula e anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de Janeiro. Essa convocação reflete a postura do PL e sua intenção de mobilizar a base de apoio em torno de suas pautas políticas.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Relacionado

    Alckmin discute tarifas com secretário de Trump nesta quinta

    Expectativa é que seja discutido os setores que podem ser afetados por essas taxações, com destaque para o setor de aço e alumínio

    PGR rejeita pedido de Bolsonaro por ampliação de prazo para apresentar defesa ao STF

    Ministro Alexandre de Moraes já havia negado essa solicitação, destacando a ausência de fundamento legal para tal extensão

    Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

    ‘Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura; o Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar os Estados’, disse o governador de Goiás