spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPor que os Estados Unidos acusam a China de contribuir para o...

    Por que os Estados Unidos acusam a China de contribuir para o tráfico de fentanil?

    Publicado há

    spot_img

    Opioide é responsável por uma grave crise sanitária nos EUA e autoridades americanas afirmam que droga provocou mais de 70.000 mortes por overdose no país 

    Ao adicionar altas taxas alfandegárias a produtos do Canadá, México e China, o presidente americano Donald Trump afirmou que quer obrigá-los a agir para reduzir o tráfico de fentanil, um opioide responsável por uma grave crise sanitária nos Estados Unidos. A China, cujos produtos terão uma taxa suplementar de 10%, é acusada de passividade frente ao tráfico dos componentes do fentanil, droga que, segundo autoridades americanas, provocou mais de 70.000 mortes por overdose nos Estados Unidos.

    Fentanil é um ópio sintético 50 vezes mais potente que a heroína e muito mais fácil e barato de produzir. É a principal causa de morte entre americanos de 18 a 45 anos. O departamento de controle de drogas dos EUA (DEA, Drug Enforcement Administration) diz que a China é “a maior fonte de produtos químicos relacionados ao fentanil contrabandeados para os Estados Unidos”.

    Em 2019, a China reforçou os controles, reduzindo o tráfego direto para os Estados Unidos. Porém, segundo o serviço de investigação do Congresso dos EUA, os componentes químicos são enviados para o México, onde são transformados em fentanil e levados para os Estados Unidos. As substâncias químicas do fentanil são, em sua maioria, legais na China, onde são usadas como analgésicos. A China diz que não há “tráfico ilegal de fentanil” de seu território para o México e promete fortalecer os controles.

    O governo de Joe Biden, antecessor de Trump, fortaleceu a luta contra o fentanil. Em outubro, sancionou dezenas de entidades e indivíduos sediados na China, acusando-os de serem “fornecedores” de traficantes americanos, vendedores on-line e cartéis mexicanos. O grupo, formado por empresas localizadas em Wuhan, outras partes da China continental e Hong Kong, é acusado de ter enviado ao México e Estados Unidos cerca de 900 kg de fentanil e precursores químicos, apreendidos pelas autoridades.

    “O comércio mundial de fentanil que provoca a morte de americanos geralmente começa em fábricas químicas chinesas”, disse Merrick Garland, enquanto era procurador-geral dos EUA.

    Em novembro de 2023, em São Francisco, no oeste dos Estados Unidos, os presidentes Joe Biden e Xi Jinping prometeram retomar as discussões sobre o assunto. Em meados de 2024, a China anunciou um maior controle sobre três principais componentes do fentanil. Mas especialistas dizem que os traficantes de drogas se adaptam rapidamente, criando novas variantes de químicos.

    A China não está sendo rígida o suficiente com as empresas envolvidas nesse comércio, diz Vanda Felbab-Brown, do laboratório de ideias americano Brookings Institution. “Estamos longe de acusações reais ou processos concretos por lavagem de dinheiro ou envio de substâncias para cartéis mexicanos”, disse.

    Trump está determinado a adotar uma linha dura contra a China, mas não há garantia de que os aumentos das tarifas terão o efeito desejado. Podem até ser contraproducentes. “A China está ampliando sua cooperação na aplicação da lei e no combate ao tráfico de drogas com países com os quais mantém boas relações”, disse Felbab-Brown.

    No entanto, “países com os quais mantém relações ruins ou que estão enfraquecendo, recusa qualquer cooperação”, acrescentou. Há também o problema da lavagem de dinheiro.

    “Os cartéis internacionais cada vez mais recorrem a grupos chineses especializados em serviços de lavagem de dinheiro rápidos, baratos e seguros”, disse a pesquisadora Zongyuan Zoe Liu em um relatório publicado em setembro pelo grupo americano Council on Foreign Relations. “Obter o apoio de Pequim para interromper o fluxo ilícito de fentanil e suas substâncias químicas é um primeiro passo crucial para conter a oferta” do tráfico, enfatiza.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Victor Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza