spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalDeputado Coronel Assis assina pedido de CPI para investigar ONGs que receberam...

    Deputado Coronel Assis assina pedido de CPI para investigar ONGs que receberam recursos dos EUA

    Publicado há

    spot_img

    ‘As revelações advindas dos Estados Unidos na assunção do Governo Trump realmente podem abalar não só o nosso país como todo o mundo’, apontou o parlamentar na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (4)

    O vice-líder da oposição na Câmara, deputado federal Coronel Assis (União-MT) assinou o requerimento de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem a finalidade de investigar a atuação de ONG brasileiras que teriam recebido recursos financeiros do governo do Estados Unidos e que têm indícios de terem atuado para interferir em processos eleitorais no Brasil.

    “As revelações advindas dos Estados Unidos na assunção do Governo Trump realmente podem abalar não só o nosso país como todo o mundo. Essas informações dizem respeito à ONGs que receberam dinheiro do contribuinte americano para influenciar a opinião pública e até as eleições em alguns países, incluindo o Brasil”, apontou o parlamentar em discurso na tribuna da Câmara, nesta terça-feira (4).

    Coronel Assis detalhou que o denunciante, o cidadão americano Mike Benz revelou que os Estados Unidos, através de diversas agências e órgãos do Governo do EUA, promoviam o financiamento. “Ele menciona que até o Presidente Bolsonaro foi vítima de uma verdadeira guerra informacional”, enfatizou em plenário.

    “O Brasil precisa saber se isto é realmente verdade. Nós precisamos de esclarecimento, porque se isso mesmo aconteceu, isso, sim, foi o maior ataque à democracia na história do nosso país e de outros países também”, apontou o parlamentar.

    De acordo com o requerimento de abertura de CPI que deverá ser protocolizado nos próximos dias, há fortes indícios da possível utilização desses recursos “para interferir em processos eleitorais, estabelecer a censura, regular as redes sociais, promover debates políticos direcionados e atuar na construção de narrativas midiáticas que favoreçam agendas políticas específicas, não necessariamente alinhadas aos interesses do povo brasileiro”.

    A CPI quer apurar a origem, a destinação e a utilização de recursos públicos estrangeiros por ONGs brasileiras e se esses recursos foram usados para fins que possam comprometer a ordem pública, a soberania nacional e a integridade do processo democrático brasileiro.

    “Essas práticas levantam preocupações quanto à autonomia do Brasil e à independência de suas eleições. Se comprovada a utilização indevida de recursos externos com esse propósito, isso representaria uma grave violação da ordem democrática e da soberania nacional”, aponta o requerimento de CPI, de autoria do deputado Gustavo Gayer (PL/GO) e que já tem a adesão massiva da oposição.

    *Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

    Advogado aponta precariedade nas condições de trabalho e estuda pedir pensão vitalícia para a...

    Relacionado

    Alckmin discute tarifas com secretário de Trump nesta quinta

    Expectativa é que seja discutido os setores que podem ser afetados por essas taxações, com destaque para o setor de aço e alumínio

    PGR rejeita pedido de Bolsonaro por ampliação de prazo para apresentar defesa ao STF

    Ministro Alexandre de Moraes já havia negado essa solicitação, destacando a ausência de fundamento legal para tal extensão

    Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

    ‘Dia 4 de abril vou receber o título de cidadão baiano e vou lançar minha pré-candidatura; o Gusttavo Lima estará lá e vamos juntos caminhar os Estados’, disse o governador de Goiás