spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalLuisa González denuncia irregularidades nas eleições do Equador

    Luisa González denuncia irregularidades nas eleições do Equador

    Publicado há

    spot_img

    Candidata oposicionista também criticou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral, que segundo ela, ‘tem sido uma gerente de campanha para Daniel Noboa, permitindo que lei não seja cumprida’

    A candidata presidencial do correísmo, Luisa González, denunciou “irregularidades” em todo o processo eleitoral no Equador, que será definido com a votação neste domingo e no qual ela se apresenta como principal rival do presidente Daniel Noboa, que buscando a reeleição para um mandato completo de 2025 a 2029. González pediu à população e a seus apoiadores para que fiquem atentos aos resultados, depois de votar em Canuto, cidade rural da província costeira de Manabí, onde cresceu. Ela chegou ao centro de votação acompanhada por um grande grupo de integrantes da Revolução Cidadã, o movimento político liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.

    A candidata garantiu que os observadores internacionais que estão acompanhando o processo “conhecem as irregularidades que foram cometidas a partir do momento em que o ‘presidente-candidato’ não pediu licença”, em referência à relutância de Noboa em se afastar do cargo de presidente durante toda a campanha eleitoral. O Código da Democracia do Equador (lei eleitoral) estabelece que as autoridades que concorrem à reeleição imediata devem solicitar uma licença do cargo e, no caso do presidente, está estabelecido que ele deve ser substituído por quem ocupa a vice-presidência.

    Noboa não solicitou uma licença durante o período da campanha eleitoral (de 5 de janeiro a 6 de fevereiro) e, em vez de delegar a presidência à vice-presidente Verónica Abad, delegou-a à secretária de Administração Pública, Cynthia Gellibert, a quem nomeou por decreto como “vice-presidente encarregada” apenas nos dias em que ele realizava atividades eleitorais. Os decretos com os quais Noboa delegou a presidência a Gellibert foram declarados inconstitucionais e deram a Abad a justificativa de que somente ela tem poderes constitucionais para substituir o governante, mas o Executivo reafirmou sua posição de continuar deixando o cargo para sua “vice-presidente encarregada”.

    Nesse sentido, González também criticou a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador, Diana Atamaint, de quem disse que, “em vez de ser uma guardiã do processo eleitoral, tem sido uma gerente de campanha para Daniel Noboa, permitindo que ocorram irregularidades e que a lei não seja cumprida”. A candidata do correísmo disse que votou “com a esperança de dias melhores e com a fé de reviver o Equador” do momento em que se encontra, imerso em uma situação econômica delicada e em uma crise de insegurança sem precedentes, produto do aumento do crime organizado, que levou o país a ter a maior taxa de homicídios da América Latina em 2023.

    “Estamos indo em busca de mudanças, eles são o medo e nós somos a dignidade. Estamos indo com toda a fé e esperança para reviver o Equador, com toda a alegria da mudança que está chegando para o país”, declarou González, cercada de apoiadores.

    *Com informações da EFE
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    DOF apreende R$ 700 mil em haxixe escondido em bolsa no município de Itaquiraí

    Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizaram uma importante apreensão de...

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.

    Deputado do PL ironiza Tarcísio e defende candidatura própria ao governo de SP

    Gil Diniz critica Tarcísio na Alesp e sugere que o PL lance candidato próprio. Ele cita Valdemar Costa Neto e a disputa pelo governo paulista.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    Relacionado

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.

    Bill Gates nega acusações de envolvimento com Jeffrey Epstein

    Fundador da Microsoft se defende de alegações em documentos divulgados.