spot_img
Sábado, 26 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalNetanyahu elogia visão ‘ousada’ de Trump sobre o futuro de Gaza

    Netanyahu elogia visão ‘ousada’ de Trump sobre o futuro de Gaza

    Publicado há

    spot_img

    Secretário de Estado, que inicia sua primeira viagem pelo Oriente Médio, planeja defender a proposta do presidente republicano de tomar a a região e transferir sua população para Egito e Jordânia

    Israel e Estados Unidos têm um planejamento comum em relação a Gaza, declarou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, elogiando a “visão ousada” do presidente Donald Trump após conversas com o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio. O secretário de Estado, que inicia sua primeira viagem pelo Oriente Médio, planeja defender a proposta do presidente republicano de tomar a Faixa de Gaza e transferir sua população para Egito e Jordânia. “Conversamos sobre a visão ousada de Trump para o futuro de Gaza e trabalharemos para garantir que essa visão se torne realidade”, declarou Netanyahu à imprensa após a reunião.

    Netanyahu acrescentou que ambos os líderes têm uma “estratégia comum” para o futuro do território palestino devastado. A ideia do presidente americano é celebrada em Israel, mas amplamente criticada pela comunidade internacional. A visita de Rubio acontece um dia após a libertação de três reféns israelenses capturados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 em troca de 369 prisioneiros palestinos mantidos em Israel. A troca foi a sexta desde que a trégua entrou em vigor em 19 de janeiro, após mais de 15 meses de guerra.

    Netanyahu alertou no domingo que Israel abriria “as portas do inferno” em Gaza, a menos que todos os reféns fossem devolvidos, em sintonia com Trump, que disse que o “inferno” seria instalado se o Hamas não os libertasse. Durante a noite, Israel afirmou ter recebido um carregamento de bombas fabricadas nos Estados Unidos. “A qualquer momento os combates podem recomeçar. Esperamos que a calma continue e que o Egito exerça pressão sobre Israel para evitar que eles reiniciem a guerra e desloquem pessoas”, disse Nasser al Astal, um professor aposentado de 62 anos de Khan Yunis, no sul de Gaza.

    Washington, o principal aliado de Israel, declarou sua abertura a ouvir propostas alternativas dos governos árabes, mas insiste que, por enquanto, “o único plano é o plano de Trump”. O presidente egípcio Abdel Fatah al Sissi disse neste domingo que o estabelecimento de um Estado palestino é “a única garantia” de uma paz duradoura no Oriente Médio.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Matheus Lopes

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Onça que matou caseiro no Pantanal está desidratada e com órgãos comprometidos

    Felino capturado após ataque em Miranda apresenta quadro de saúde debilitado e passará por...

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza