spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalNetanyahu elogia visão ‘ousada’ de Trump sobre o futuro de Gaza

    Netanyahu elogia visão ‘ousada’ de Trump sobre o futuro de Gaza

    Publicado há

    spot_img

    Secretário de Estado, que inicia sua primeira viagem pelo Oriente Médio, planeja defender a proposta do presidente republicano de tomar a a região e transferir sua população para Egito e Jordânia

    Israel e Estados Unidos têm um planejamento comum em relação a Gaza, declarou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, elogiando a “visão ousada” do presidente Donald Trump após conversas com o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio. O secretário de Estado, que inicia sua primeira viagem pelo Oriente Médio, planeja defender a proposta do presidente republicano de tomar a Faixa de Gaza e transferir sua população para Egito e Jordânia. “Conversamos sobre a visão ousada de Trump para o futuro de Gaza e trabalharemos para garantir que essa visão se torne realidade”, declarou Netanyahu à imprensa após a reunião.

    Netanyahu acrescentou que ambos os líderes têm uma “estratégia comum” para o futuro do território palestino devastado. A ideia do presidente americano é celebrada em Israel, mas amplamente criticada pela comunidade internacional. A visita de Rubio acontece um dia após a libertação de três reféns israelenses capturados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 em troca de 369 prisioneiros palestinos mantidos em Israel. A troca foi a sexta desde que a trégua entrou em vigor em 19 de janeiro, após mais de 15 meses de guerra.

    Netanyahu alertou no domingo que Israel abriria “as portas do inferno” em Gaza, a menos que todos os reféns fossem devolvidos, em sintonia com Trump, que disse que o “inferno” seria instalado se o Hamas não os libertasse. Durante a noite, Israel afirmou ter recebido um carregamento de bombas fabricadas nos Estados Unidos. “A qualquer momento os combates podem recomeçar. Esperamos que a calma continue e que o Egito exerça pressão sobre Israel para evitar que eles reiniciem a guerra e desloquem pessoas”, disse Nasser al Astal, um professor aposentado de 62 anos de Khan Yunis, no sul de Gaza.

    Washington, o principal aliado de Israel, declarou sua abertura a ouvir propostas alternativas dos governos árabes, mas insiste que, por enquanto, “o único plano é o plano de Trump”. O presidente egípcio Abdel Fatah al Sissi disse neste domingo que o estabelecimento de um Estado palestino é “a única garantia” de uma paz duradoura no Oriente Médio.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Matheus Lopes

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.