O Bahia estreia na Libertadores em 2025 nesta semana, quando visita o The Strongest (Bolívia) fora de casa no primeiro jogo da segunda fase da competição. No dia 25 eles voltam a se enfrentar em Salvador. Esta é a penúltima etapa antes dos grupos, ou seja, quem avançar tem mais uma eliminatória pela frente se quiser continuar na luta pelo título.
Como o Campeonato Boliviano ainda não voltou este será o primeiro jogo oficial do Tigre no ano.
Durante a pré-temporada o time disputou quatro amistosos – goleou Blooming por 4 a 1 e o Aurora por 4 a 0, depois venceu por 2 a 0 o Real Tomayapo e empatou com o Deportivo Binacional por 3 a 3.
O jogo de ida é justamente na temida altitude, afinal o estádio fica localizado a 3.600m acima do nível do mar.
Este será o primeiro jogo oficial entre os times. Segundo levantamento do site ge, o Tricolor disputou quatro partidas na altitude em Libertadores, todas enfrentando adversários venezuelanos, e empatou três delas (0 a 0 contra o Deportivo Itália em 1964, 0 a 0 contra o Marítimo em 1989 e 1 a 1 com Deportivo Táchira em 1989). O único revés foi o 2 a 1 para o Deportivo Itália em 1964.
The Strongest: –
Bahia: EEVVV
V = vitória, E = empate, D = derrota
O time é comandado pelo ex-zagueiro brasileiro Antonio Carlos Zago, contratado para substituir o espanhol Ismael Rescalvo. Recentemente eles contrataram o zagueiro brasileiro Castro, ex-Ponte Preta, e os meio-campistas Santiago Melgar e Favio Álvarez. As principais dúvidas envolvem os meio-campistas Abdiel Ayarza e Luciano Ursino, que se recuperam de lesões nos joelhos e voltaram aos treinos recentemente.
Rodrigo Banegas, Fran Supayabe, Felipe Castro, Pablo Pedraza, Adrián Jusino, Tobías Moriceau, Joel Amoroso, Jaime Arrascaita, Luciano Ursino, Sebastián Guerrero, Enrique Triverio.
O lateral-esquerdo Iago Borduchi que se recupera de estiramento muscular na coxa é uma das dúvidas no Esquadrão. Para facilitar a aclimatação os goleiros Marcos Felipe e Danilo Fernandes viajaram para a Bolívia dias antes do elenco principal.
Marcos Felipe, Santi Arias (Gilberto), Gabriel Xavier, Kanu, Santiago Mingo; Caio Alexandre, Jean Lucas, Éverton Ribeiro; Ademir (Cauly), Lucho Rodríguez, Erick Pulga
Se o Tricolor conseguir arrancar um empate pode ser considerado um bom resultado, até porque desde 2012 o Tigre só perdeu quatro jogos como mandante.
Palpite: The Strongest 2 x 1 Bahia
¡VAMOS POR LA CLASIFICACIÓN!
El martes nos enfrentamos a Bahia 🇧🇷 y hacemos sentir la localía 🗣
La CONMEBOL #Libertadores 🏆 la disputamos todos 💪🏻
🎟 Compra tu entrada en https://t.co/JOAKazYDF3 o ingresando a https://t.co/7ZKsDfnXys pic.twitter.com/XRzvYtBgls— Club The Strongest (@ClubStrongest) February 16, 2025
🐯
POSTALES DE NUESTRO PARTIDO EN TIERRAS INCAS 🇵🇪Binacional 3 – 3 The Strongest
⚽ Adrián Jusino
⚽ Sebastián Guerrero
⚽ Jaime Arrascaita#ClubTheStrongest pic.twitter.com/eJoH9Y8YYD— Club The Strongest (@ClubStrongest) February 8, 2025
💪🏽 Domingo de trabalho! Foco no Strongest! #oPioneiroVoltou #BBMP pic.twitter.com/iL0ubk0RfE
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) February 16, 2025
“Um time que joga Libertadores há dez anos seguidos. Tem experiência na competição, vivência, rodagem, merece respeito. A altitude é nosso segundo adversário. Vamos viver isso durante o jogo. É um time que está começando a temporada, ainda sem jogos oficiais. Acho que vamos passar bastante dificuldade. Eu acho que podemos ir lá competir e trazer um resultado minimamente bom para conseguir, depois, diante do nosso torcedor, a classificação. É o principal objetivo da temporada. Para estar em uma competição internacional é preciso passar pelo The Strongest.”
– Rogério Ceni, técnico do Bahia
Fonte: 90min


