spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalBolsonaro critica ‘regime autoritário’ que fabrica ‘inimigos internos para justificar perseguições’

    Bolsonaro critica ‘regime autoritário’ que fabrica ‘inimigos internos para justificar perseguições’

    Publicado há

    spot_img

    Bolsonaro, de 69 anos, e 33 colaboradores foram denunciados pela PGR por um suposto plano de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de outubro de 2022

    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) denunciou, nesta quarta-feira (19), o “regime autoritário” que fabrica “acusações vagas” para perseguir opositores, após ser denunciado como suposto líder de um tentativa de golpe de Estado em 2022. “Todo regime autoritário, em sua ânsia pelo poder, precisa fabricar inimigos internos para justificar perseguições, censuras e prisões arbitrárias”, escreveu Bolsonaro na rede X, em sua primeira reação após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na terça-feira à noite.

    “A cartilha é conhecida: fabricam acusações vagas, se dizem preocupados com a democracia ou com a soberania, e perseguem opositores, silenciam vozes dissidentes e concentram poder”, continuou o ex-presidente.

    “É assim na Venezuela, onde [Hugo] Chávez e [Nicolás] Maduro acusavam oposicionistas de golpistas. É assim na Nicarágua, em Cuba e na Bolívia”, continuou, acrescentando que “o mundo está atento e seguiremos fazendo nossa parte para que todos saibam o que se passa hoje no Brasil”.

    Bolsonaro, de 69 anos, e 33 colaboradores foram denunciados pela PGR por um suposto plano de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de outubro de 2022, vencidas pelo petista. O ex-presidente foi acusado de vários crimes, entre eles “golpe de Estado”, “tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito” e “organização criminosa armada”.

    Após receber a denúncia da PGR, agora cabe ao Supremo Tribunal Federal (STF) analisá-la e decidir se julgará o ex-capitão do Exército, alvo de outras investigações judiciais e que foi tornado inelegível até 2030 por ter questionado sem provas a confiabilidade das urnas eletrônicas.

    Se for processado e considerado culpado por todos os crimes, Bolsonaro pode enfrentar até 40 anos de prisão, de acordo com o Código Penal. Lula disse que seu antecessor terá “que pagar” se a Justiça determinar que ele é culpado de liderar a tentativa de insurreição contra ele. “Se os juízes julgarem e concluírem que são culpados, [Bolsonaro e seus colaboradores] terão que pagar pelo erro que cometeram”, afirmou Lula, nesta quarta-feira, em Brasília, em um ato ao lado do primeiro-ministro português, Luís Montenegro.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carol Santos

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Servidoras de Paranaíba afastadas por fraude salarial de R$190 mil

    Justiça afasta servidoras da Câmara de Paranaíba por falsificação de documentos e aumento salarial irregular.

    Palmeiras busca reforços de peso para 2026 após cobrança de Abel Ferreira

    Volante Marlon Freitas já chegou. Diretoria mira Danilo e ex-jogadores do Fluminense.

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Vereadora Isa Marcondes critica prefeito de Dourados por problemas na saúde

    Após reclamações de pacientes, vereadora pede para Marçal Filho focar em resolver os problemas da cidade.

    Relacionado

    Caroline de Toni Deixa o PL: Deputada Federal Muda de Partido

    Decisão foi comunicada a Valdemar Costa Neto e lideranças em Santa Catarina.

    Ministro do STJ é Acusado de Assédio em Balneário Camboriú

    Marco Buzzi é investigado por suposto assédio a jovem de 18 anos. Caso tramita em sigilo no CNJ.

    Renan Calheiros se reúne com presidente do Banco Central para tratar do Banco Master

    Presidente da CAE busca explicações sobre investigações e ligações políticas do banco.