No primeiro confronto das semifinais do Campeonato Gaúcho o Grêmio recebe o Juventude neste sábado (22), em duelo que será disputado na capital Porto Alegre. A volta acontece no sábado de Carnaval, em 1ª de março, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O Imortal chega após ter sofrido um grande susto pela Copa do Brasil, com a classificação à segunda fase tendo sido confirmada após disputa por pênaltis contra o modesto São Raimundo-RR.
Enquanto o Imortal se desgastou com os titulares em Roraima, o Papo descansou durante toda a semana. A equipe comandada pelo técnico Fábio Matias terá a vantagem de definir o confronto em sua casa por somar mais pontos que o Grêmio (19 a 17) na fase de grupos.
Com capacidade para 55.396, provavelmente teremos “casa cheia” para o primeiro jogo das semifinais do Campeonato Gaúcho.
O retrospecto de 138 jogos disputados entre as equipes possui o Grêmio com ampla vantagem somando 70 vitórias. Outros 23 duelos foram vencidos pelo Juventude e 43 confrontos terminaram empatados.
Últimos cinco jogos
2 vitórias do Juventude
2 empates
1 vitória do Grêmio
Partida mais recente: Juventude 2×0 Grêmio, em 5 de fevereiro de 2025, pelo Gauchão
Grêmio: DEVVE
Juventude: VVVEV
V = vitória; E = empate; D = derrota
Expulso contra o Ypiranga, João Lucas cumpre suspensão. O técnico Gustavo Quinteros tem dois problemas recentes para lidar, pois o lateral João Pedro e o atacante Aravena foram substituídos no primeiro tempo com lesões musculares e viraram dúvidas para o duelo deste fim de semana. O DM ainda tem o zagueiro Kannemann, o lateral-esquerdo Mayk e o atacante Pavón. Recém-chegado, Luan Cândido ainda não estreou porque não está 100% fisicamente e o zagueiro Wagner Leonardo pode estrear.
Tiago Volpi; Igor Serrote, Rodrigo Ely, Wagner Leonardo, Lucas Esteves; Cuéllar, Villasanti, Cristaldo, Monsalve (Amuzu ou Arezo), Kike Olivera; Braithwaite.
Sob comando de Fábio Matias o Alviverde não deve contar com o experiente centroavante Gilberto entre os titulares, apesar de aparentemente estar liberado pelo DM. Além disso, existe expectativa pelo retorno de Cipriano. Por fim, Rodrigo Sam, Caíque, Danilo Peixoto e Adriano Martins seguem no departamento médico.
Gustavo; Ewerthon, Abner, Marcos Paulo e Felipinho; Giraldo, Jadson, Jean Carlos; Ênio, Erick Farias, Batalla.
O desgaste sofrido durante a semana deve impactar no rendimento do Grêmio, que provavelmente não conseguirá superar o seu adversário no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Gaúcho.
Palpite: Grêmio 1×1 Juventude
Fonte: 90min