spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolitica NacionalSTJ solta ex-governador do Tocantins suspeito de planejar fuga internacional

    STJ solta ex-governador do Tocantins suspeito de planejar fuga internacional

    Publicado há

    spot_img

    Mauro Carlesse terá que entregar o passaporte e se apresentar no fórum a cada dois meses; também foi proibido de manter contato com testemunhas e outros investigados

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) mandou soltar o ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse (Agir), que estava preso preventivamente desde dezembro. O ex-governador é alvo de diferentes investigações da Polícia Federal por suspeita de corrupção, como as operações Hygea, Éris e Timóteo 6:9. Ele foi preso porque, segundo o Ministério Público, vinha planejando uma arrojada fuga internacional. Pressionado pelas investigações da PF, Mauro Carlesse conseguiu uma identidade uruguaia e um passaporte italiano. Ele também alugou um imóvel na Itália e transferiu dinheiro ao exterior.

    O ex-governador terá que entregar o passaporte e se apresentar no fórum a cada dois meses. Também foi proibido de manter contato com testemunhas e outros investigados. Se descumprir as medidas cautelares, Carlesse pode voltar a ser preso. O ministro Antônio Saldanha, do STJ, atendeu ao pedido de habeas corpus da defesa. Ele considerou que medidas alternativas à prisão são “satisfatórias e apropriadas para a salvaguarda do bem ameaçado pela liberdade plena do recorrente”.

    “Reparem: os delitos minudenciados na incoativa não foram praticados com violência ou grave ameaça à pessoa e estão relacionados a acontecimentos supostamente ocorridos nos anos de 2018 e 2021, possuindo, desse modo, maior relevo para o passado, não evidenciando periculosidade diferenciada do recorrente”, diz a decisão. O ministro também considerou que, para proteger a investigação, basta proibir o contato entre os investigados.

    “Parece-me diminuto o risco de reiteração delitiva, o qual pode ser completamente anulado com a imposição das mencionadas medidas cautelares alternativas, especialmente a impossibilidade de voltar o recorrente ao exercício da função pública. Outrossim, para proteger a instrução criminal, basta, a meu ver, obstar o contato do réu com os demais investigados e com as pessoas relevantes para a reconstrução histórica dos acontecimentos.” A decisão também beneficia o ex-secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Aparecido Quaresemin, sobrinho do ex-governador.

    Mauro Carlesse foi governador do Tocantins entre 2018 e 2021, até ser afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça, em meio a investigações da Polícia Federal por suposta propina de prestadoras do plano de saúde de servidores. Ele renunciou em março de 2022 para escapar de um processo de impeachment.

    *Com informações do Estadão Conteúdo
    Publicado por Fernando Dias

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Flamengo e Internacional empatam em 1 a 1 no Maracanã

    Em jogo disputado, Flamengo e Internacional ficam no empate pela 2ª rodada do Brasileirão.

    TCU investiga Correios por dívida de R$7,6 bilhões com o Postalis

    Tribunal de Contas da União apura supostas irregularidades financeiras na estatal.

    Simone Tebet descarta candidatura ao governo de SP e foca em MS

    Ministra do Planejamento prioriza Mato Grosso do Sul, mas decisão final é de Lula.

    STF julgará aplicação da Lei da Anistia a casos de desaparecidos na ditadura

    Ministro Flávio Dino pautou julgamento no Supremo. Decisão impactará todos os tribunais.

    Relacionado

    TCU investiga Correios por dívida de R$7,6 bilhões com o Postalis

    Tribunal de Contas da União apura supostas irregularidades financeiras na estatal.

    STF julgará aplicação da Lei da Anistia a casos de desaparecidos na ditadura

    Ministro Flávio Dino pautou julgamento no Supremo. Decisão impactará todos os tribunais.

    Lula Lança Pacto Contra Feminicídio e Cobra Atitude Masculina

    Presidente defende responsabilidade dos homens no combate à violência contra a mulher.