Pesquisar

spot_img
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
InícioPolíticaPolítica InternacionalPapa Francisco está em estado ‘crítico, mas estável’, afirma boletim médico

Papa Francisco está em estado ‘crítico, mas estável’, afirma boletim médico

Publicado há

spot_img

Na noite de terça-feira (25), o jesuíta argentino de 88 anos foi submetido a uma TC (tomografia computadorizada) de controle programada ‘para o monitoramento radiológico da pneumonia bilateral’

O papa Francisco, cujo estado de saúde permanece “crítico”, teve “uma noite tranquila”, anunciou nesta quarta-feira (26) o Vaticano, no dia em que o jesuíta argentino de 88 anos completa 13 dias de hospitalização para tratar uma pneumonia bilateral. O líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo, internado na clínica Gemelli de Roma, passou “uma noite tranquila e está descansando”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.

Na noite de terça-feira, o Vaticano informou que o estado de saúde continuava “crítico, mas estável”, com prognóstico “reservado”, mas que o pontífice havia trabalhado durante o dia. O boletim médico também indicou que ele foi submetido a uma “TC (tomografia computadorizada) de controle programada para o monitoramento radiológico da pneumonia bilateral”, uma infecção do tecido pulmonar potencialmente fatal.

Segundo uma fonte do Vaticano, os resultados do exame, o terceiro desde sua hospitalização, devem ser conhecidos nesta quarta-feira. A saúde de Jorge Bergoglio preocupa o mundo inteiro. Católicos rezam por sua rápida recuperação de sua cidade natal de Buenos Aires até a Praça de São Pedro, onde na terça-feira fiéis e cardeais rezaram um rosário.

A cena lembrou as concentrações organizadas antes da morte de João Paulo II, em 2005, mas o cardeal hondurenho Óscar Rodríguez Maradiaga, que coordenou o Conselho de Cardeais do papa, afirmou que “ainda não é o momento para que ele vá para o céu”. “Sempre rezamos por ele e agora redobramos”, disse na noite de terça-feira Marcela Oviedo, 55 anos, durante uma missa pela saúde do papa celebrada em Roma.

Na manhã desta quarta-feira, velas, desenhos e mensagens de apoio ao papa Francisco decoravam a estátua de João Paulo II diante do Hospital Gemelli, epicentro dos jornalistas que cobrem o noticiário do Vaticano há quase duas semanas. A hospitalização, a quarta e mais longa desde 2021, provoca grande preocupação devido aos problemas anteriores que debilitaram a saúde do pontífice nos últimos anos: operações no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.

E provocou novos questionamentos sobre a capacidade de Francisco para desempenhar suas funções, em particular porque o direito canônico não prevê nenhum dispositivo em caso de um problema grave que possa afetar sua lucidez. Também reavivou as especulações sobre a possibilidade de Francisco renunciar, embora ele tenha afirmado várias vezes que o momento ainda não chegou. Além disso, tem se mostrado mais ativo desde o início da semana.

Na segunda-feira, ele ligou para a paróquia de Gaza, como tem feito desde o início da guerra, autorizou a canonização de dois leigos, entre eles “o médico dos pobres” venezuelano José Gregorio Hernández, e convocou um consistório (assembleia de cardeais), que não teve a data revelada. Líderes de todo o mundo enviaram mensagens, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu homólogo da França, Emmanuel Macron, passando pelo venezuelano Nicolás Maduro, que o chamou o papa de “líder ético da humanidade”.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

Fonte: Jovem Pan News

Últimas

Chuvas de abril impulsionam lavouras de milho em MS

Aprosoja projeta aumento de mais de 20% na produção total em relação ao ciclo...

INSS bloqueia novos empréstimos consignados para todos os beneficiários

Decisão afeta todos os beneficiários e só pode ser revertida por solicitação do segurado O...

Advogado é executado a tiros em frente à escola dos filhos na fronteira

Execução ocorreu em frente a escola em Pedro Juan Caballero, ao lado de Ponta...

Mãe que matou filho diz estar arrependida e culpa as drogas

Rosely Henrique afirma que não teve intenção de matar e revela que está longe...

Relacionado

Israel nomeia novo comandante militar no país

Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza