spot_img
Sexta-feira, 25 Abril, 2025
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalChina retalia Estados Unidos com tarifas sobre alimentos e fortalece tensão comercial

    China retalia Estados Unidos com tarifas sobre alimentos e fortalece tensão comercial

    Publicado há

    spot_img

    Tarifas adicionais, que variam de 10% a 15% sobre produtos importados pelos EUA, começarão a valer a partir de 10 de março

    A China decidiu implementar nesta terça-feira (4) tarifas adicionais que variam de 10% a 15% sobre uma série de produtos alimentícios importados pelos Estados Unidos, como soja, trigo e frango. Essa ação é uma resposta direta às tarifas já impostas pelos americanos e intensifica a atual guerra comercial entre as duas nações. As novas medidas coincidem com a expectativa de anúncios econômicos por parte de Xi Jinping, que visam mitigar as perdas nas exportações.

    Essas tarifas, que começarão a valer a partir de 10 de março, incluem uma taxa de 15% sobre frango, trigo, milho e algodão, além de 10% sobre sorgo, soja, carne suína, carne bovina, produtos aquáticos, frutas, vegetais e laticínios.

    “Tarifas adicionais de 15% serão impostas sobre frango, trigo, milho e algodão. Tarifas adicionais de 10% também serão impostas sobre sorgo, soja, carne suína, carne bovina, produtos aquáticos, frutas, vegetais e laticínios”, informou o Ministério das Finanças.

    Em um movimento adicional, a China também adicionou 10 empresas americanas à sua lista de entidades consideradas não confiáveis e impôs restrições a 15 outras companhias.

    As novas tarifas têm um impacto significativo nas exportações agrícolas dos Estados Unidos, especialmente em um momento delicado para os agricultores do país. A soja, que é uma das principais commodities exportadas, registrou uma queda de aproximadamente 0,6% em seus futuros na bolsa de Chicago, refletindo a preocupação do setor.

    Embora a resposta da China seja considerada menos severa em comparação com a primeira fase da guerra comercial, que ocorreu entre 2018 e 2019, as tensões comerciais entre os dois países continuam a se agravar. Além das tarifas, o governo chinês também proibiu a importação de máquinas de sequenciamento genético da empresa Illumina e divulgou um documento oficial sobre o controle da produção de fentanil.

    *Reportagem produzida com auxílio de IA
    Publicado por Victor Oliveira 

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Onça que matou caseiro no Pantanal está desidratada e com órgãos comprometidos

    Felino capturado após ataque em Miranda apresenta quadro de saúde debilitado e passará por...

    PL isenta atual gestão de dívida e responsabiliza MDB por multa eleitoral

    Nota oficial esclarece que filiados negativados não tinham vínculo com o partido na época...

    Riedel anuncia campanha de conscientização após ataque de onça

    Objetivo é orientar moradores e turistas sobre riscos e condutas adequadas em áreas do...

    Coronel David assume comando do PL em Campo Grande

    Deputado estadual recebeu aval de Bolsonaro para liderar a Executiva Municipal e fortalecer a...

    Relacionado

    Israel nomeia novo comandante militar no país

    Eyal Zamir substitui o tenente-general Herzi Halevi, que renunciou após reconhecer falhas das Forças Armadas na guerra

    Macron critica tarifas dos EUA e fala em reciprocidade

    Embora tenha se reunido com o Trump, o presidente da França demonstrou ceticismo em relação à capacidade da União Europeia de evitar tarifas

    EUA negociam direto com Hamas para libertação de reféns e quebram tradição

    Atualmente, cerca de 24 pessoas, incluindo um cidadão americano, permanecem em cativeiro na Faixa de Gaza