spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPapa Francisco celebra o início da Quaresma no hospital e participa ‘do...

    Papa Francisco celebra o início da Quaresma no hospital e participa ‘do rito da bênção das cinzas’

    Publicado há

    spot_img

    Em sua homilia, lida por Angelo De Donaris, Francisco escreveu: ‘Tocamos a fragilidade na experiência da doença, da pobreza e do sofrimento que, às vezes, irrompe de forma repentina sobre nós e nossas famílias’

    O papa Francisco, que não sofreu novos episódios de crise respiratória e “tem se mantido estável”, celebrou nesta quarta-feira (5) o início da Quaresma católica de seu quarto de hospital, onde está internado há 20 dias devido a uma pneumonia bilateral. O pontífice, de 88 anos, “participou do rito da bênção das cinzas”, informou o Vaticano em seu último boletim de saúde.

    A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a festa mais importante do calendário católico. Os cardeais celebraram a missa da Imposição de Cinzas na ausência do papa na basílica de Santa Sabina, na colina do Aventino, em Roma.

    “Nos sentimos profundamente unidos a ele neste momento e lhe agradecemos a oferta de suas orações e sofrimentos pelo bem de toda a Igreja e do mundo inteiro”, declarou o cardeal italiano Angelo De Donaris, que leu a homilia escrita por Francisco. O papa “alternou repouso e trabalho”, e ligou para a paróquia de Gaza, como faz habitualmente desde o início do conflito entre Israel e Hamas, informou o Vaticano.

    O pontífice continua recebendo oxigênio “de alto fluxo” e esta noite voltará a usar uma máscara, como fez nas últimas duas noites. “Devido à complexidade de seu quadro clínico, o prognóstico continua reservado”, acrescenta o boletim de saúde. Em sua homilia, cujo tom ressoa com sua própria situação, Francisco escreveu: “Tocamos a fragilidade na experiência da doença, da pobreza e do sofrimento que, às vezes, irrompe de forma repentina sobre nós e sobre nossas famílias.”

    O líder da Igreja Católica já havia perdido as celebrações da Quarta-feira de Cinzas em 2022 devido a uma dor aguda no joelho. Francisco não fez nenhuma aparição pública desde sua hospitalização em 14 de fevereiro, e o Vaticano também não divulgou fotos dele. O papa também faltou à oração semanal do Angelus nos últimos três domingos, algo inédito desde a sua eleição em 2013. Ele também não poderá participar dos tradicionais “exercícios espirituais”, um retiro que ocorre todos os anos no início da Quaresma com a Cúria, o pessoal e a administração da Santa Sé.

    No hospital Gemelli em Roma, que o papa João Paulo II chamava de “Vaticano III”, o jesuíta argentino alterna descanso, orações e fisioterapia para se recuperar de uma pneumonia bilateral que provocou vários episódios de insuficiência respiratória. O papa sofreu na segunda-feira dois episódios de insuficiência respiratória aguda, que evidenciaram a fragilidade de seu estado de saúde.

    A equipe médica ainda não se pronunciou sobre quanto tempo ele continuará internado nem quanto tempo precisará para se recuperar, caso consiga superar a doença, o que tem gerado preocupação entre os católicos. Fiéis argentinos rezaram nesta quarta-feira no bairro de Buenos Aires onde Francisco cresceu.

    Religiosos e fiéis continuam se reunindo em frente ao hospital com flores e velas. Segundo o cardeal venezuelano e número 3 do Vaticano, Edgar Peña Parra, que visitou Francisco no domingo, ele “carrega em seu corpo os sinais da fragilidade e da doença, como qualquer ser humano”.

    A internação, a quarta desde 2021, provoca grande preocupação devido aos problemas que afetaram a saúde do papa nos últimos anos: operações no cólon e no abdome, além de dificuldades para caminhar. Também provocou a retomada dos questionamentos no Vaticano sobre a capacidade de Francisco desempenhar as funções papais. O pontífice descartou recentemente a ideia de renunciar.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Carolina Ferreira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Renan Calheiros e Presidente do BC Discutem Banco Master

    Senador cobra respostas de autoridades sobre irregularidades.

    Sanderson (PL-RS) comenta saída de Carolina De Toni do PL e impacto nas eleições de 2026

    Deputado federal expressa preocupação com a possível candidatura de De Toni ao Senado por outro partido.

    Servidoras de Paranaíba afastadas por fraude salarial de R$190 mil

    Justiça afasta servidoras da Câmara de Paranaíba por falsificação de documentos e aumento salarial irregular.

    Palmeiras busca reforços de peso para 2026 após cobrança de Abel Ferreira

    Volante Marlon Freitas já chegou. Diretoria mira Danilo e ex-jogadores do Fluminense.

    Relacionado

    Homem é condenado à prisão perpétua por tentar matar Trump

    Ryan Routh tentou assassinar Donald Trump em 2024. O crime ocorreu em um campo de golfe na Flórida.

    Putin e Xi Discutem Cooperação e Críticas aos EUA em Videoconferência

    Líderes da Rússia e China reforçam laços econômicos e trocam avaliações sobre política global.

    EUA Retiram Agentes de Imigração Após Assassinatos em Minnesota

    Czar da fronteira anuncia a medida após protestos e indignação pública.