spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioPolíticaPolítica InternacionalPresidente panamenho desmente declarações de Trump sobre controle do Canal do Panamá

    Presidente panamenho desmente declarações de Trump sobre controle do Canal do Panamá

    Publicado há

    spot_img

    De acordo com José Raúl Mulino, via não está em processo de recuperação e tema não foi tratado nas conversas bilaterais, conforme informou o líder americano 

    O presidente panamenho, José Raúl Mulino, afirmou, nesta quarta-feira (5), que o mandatário americano, Donald Trump, “mente novamente” sobre o canal do Panamá, pois a via não está “em processo de recuperação” por parte de Washington. “O presidente Trump mente novamente. O Canal do Panamá não está em processo de recuperação” e esse tema não foi tratado nas conversas bilaterais, indicou Mulino no X.

    O mandatário panamenho fez essas declarações no dia seguinte ao chefe da Casa Branca reiterar, em uma mensagem ao Congresso em Washington, que “vai recuperar” essa via marítima inaugurada em 1914 pelos Estados Unidos e entregue ao Panamá no último dia de 1999. Trump disse que “para melhorar ainda mais nossa segurança nacional, minha administração vai recuperar o canal do Panamá, e já começamos a fazer isso”.

    Anteriormente, o republicano havia dito que não descarta o uso da força para tomar o controle do canal, que une o oceano Pacífico ao Atlântico. “Rechaço em nome do Panamá e de todos os panamenhos essa nova afronta à verdade e à nossa dignidade como Nação”, escreveu Mulino. “A cooperação entre nossos governos passa por entendimentos claros em torno de temas de interesse mútuo, como se vinha fazendo. Nada tem a ver com a ‘recuperação do Canal’ nem com manchar nossa soberania nacional”, acrescentou.

    Trump afirmou que há interferência chinesa no canal, pois os portos nos acessos da via são operados desde 1997 pela empresa Hutchinson de Hong Kong.  Sob uma forte pressão de Trump, a empresa anunciou na terça-feira que concordou em ceder sua participação na operação do Canal do Panamá e em outras instalações portuárias a um consórcio americano.

    *Com informações da AFP
    Publicado por Victor Oliveira

    Fonte: Jovem Pan News

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Câmara dos EUA aprova pacote de US$ 1,2 trilhão

    Pacote evita paralisação do governo até setembro. Trump deve assinar.

    Clinton depõe sobre Epstein: Evita desacato nos EUA

    Bill e Hillary Clinton concordam em depor sobre Jeffrey Epstein. Decisão evita votação por desacato no Congresso.

    Menino de 13 anos nada por socorro e salva família na Austrália

    Após temporal afastar família da costa, adolescente nadou 4 km e buscou ajuda. Ato heróico garantiu o resgate.