spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulDouradosCasos de doenças respiratórias aumentam e UTI do Hospital da Vida lota...

    Casos de doenças respiratórias aumentam e UTI do Hospital da Vida lota em Dourados

    Publicado há

    spot_img

    Com alta nos atendimentos, cidade enfrenta escassez de leitos e intensifica ações para vacinar grupos prioritários

    Os casos de doenças respiratórias cresceram de forma preocupante em Dourados nas últimas semanas. Referência para moradores de 33 municípios da região, a cidade enfrenta lotação nos leitos de UTI do Hospital da Vida, que já não tem mais vagas disponíveis.

    “Estamos em um período delicado, sazonal das síndromes gripais, e todos os leitos estão ocupados. Vale lembrar que essa unidade atende toda a região”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo.

    Além disso, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem recebido um número elevado de pacientes todos os dias. O Hospital Universitário, por sua vez, também está em estado de alerta.

    Segundo o secretário, entre abril e julho, o clima mais ameno favorece a propagação de vírus respiratórios. Só nas duas últimas semanas, 85 pessoas procuraram atendimento com Síndrome Respiratória Aguda Grave ou outras doenças pulmonares. Do total, 29 eram crianças — o que aumenta a preocupação com esse grupo, especialmente vulnerável.

    As vacinas, segundo ele, são essenciais para conter a disseminação viral. Elas ajudam a evitar surtos, diminuem a gravidade dos sintomas e reduzem a chance de internação. “A imunização é a principal arma neste momento”, destacou Figueiredo.

    Mesmo com a campanha em andamento, o número de vacinados ainda está longe da meta. Até agora, 11.090 pessoas dos grupos prioritários foram imunizadas. No entanto, o objetivo é atingir 100 mil vacinados.

    Para facilitar o acesso ao imunizante, a Secretaria de Saúde está ampliando os horários de atendimento nas unidades de saúde. Algumas UBSs e o PAM (Pronto Atendimento Médico) passaram a atender inclusive durante feriados, medida que deve continuar.

    Entre os grupos prioritários estão: crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, funcionários dos Correios, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas, portadores de doenças crônicas e idosos com 60 anos ou mais.

    O secretário também reforçou a importância de medidas preventivas. Lavar as mãos com frequência, usar máscara em locais fechados e evitar contato com pessoas doentes são atitudes que ajudam a reduzir o contágio. Caso os sintomas apareçam, é essencial buscar atendimento logo no início.

    Durante o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes, a UPA registrou 2.172 atendimentos. Para aliviar a demanda, a prefeitura abriu pela primeira vez o posto de saúde da Seleta, no Jardim Flórida, que funcionou das 7h às 22h. A estratégia deu certo e realizou 1.119 atendimentos.

    A experiência será repetida no feriado do Dia do Trabalhador (1º de Maio). “É fundamental que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem as unidades para se imunizar e ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde”, finalizou Márcio Figueiredo.

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    PCC: Polícia prende quatro por plano de vingança em Dourados

    Grupo tentou matar rival por conta de morte ocorrida em 2022 A Polícia Civil prendeu quatro homens na manhã desta quarta-feira (23) em Dourados, durante...

    Justiça arquiva ação contra licitação milionária da Lotesul em MS

    Empresa de Dourados perdeu prazo para pagar custas após questionar modelo adotado pelo governo estadual O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu...

    MP investiga bares e restaurantes de Dourados por possíveis irregularidades sanitárias e de segurança

    Ação da 10ª Promotoria busca verificar cumprimento das normas de higiene, armazenamento e prevenção de incêndios nos estabelecimentos da cidade O Ministério Público de Mato...