spot_img
Segunda-feira, 28 Abril, 2025
More
    InícioEconomiaSTF autoriza partilha de bens antes do pagamento do ITCMD

    STF autoriza partilha de bens antes do pagamento do ITCMD

    Publicado há

    spot_img

    Cobrança do imposto continua obrigatória e poderá ser exigida depois da homologação.


    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que a Justiça pode homologar a partilha amigável de bens mesmo sem o pagamento do ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5894, realizado no último dia 24 de abril.

    O entendimento reforça que a homologação da partilha é apenas um ato processual e pode ocorrer independentemente da quitação do imposto. No entanto, o pagamento do ITCMD continua obrigatório e deverá ser cobrado posteriormente, como na hora do registro dos bens.

    O governo do Distrito Federal, que propôs a ação, alegava violação da isonomia tributária e da exigência de lei complementar para garantir créditos tributários. No entanto, o relator, ministro André Mendonça, esclareceu que o artigo 659, parágrafo 2º, do Código de Processo Civil apenas disciplina o procedimento judicial, sem alterar a obrigação de recolher o imposto.

    Essa decisão acontece em meio a mudanças no ITCMD em todo o país, impulsionadas pela reforma tributária aprovada em 2023. Entre as novidades, está a obrigatoriedade de cobrança progressiva, com alíquotas que variam conforme o valor da herança ou da doação, podendo chegar a 8% para grandes patrimônios.

    Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, o imposto ainda tem alíquotas fixas: 6% para heranças e 3% para doações. Assim como outros estados, o MS deverá aprovar uma nova lei para se adequar às novas regras, que só entram em vigor a partir de 2025.

    Com essas mudanças, heranças de maior valor devem ser impactadas tanto pela progressividade das alíquotas quanto pela necessidade de regularização fiscal durante o processo de partilha.

    Últimas

    Homem invade casa e sequestra jovem com falso fuzil em Campo Grande

    Crime foi motivado por dívida na venda de uma televisão de 43 polegadas. Um homem...

    Rodovia entre Corumbá e Bolívia segue interditada

    Agesul estuda solução emergencial após deslizamento; ainda não há previsão para liberação do tráfego. O...

    Políticos de MS deixam de prestar contas de R$ 60 milhões em emendas Pix

    Congresso amplia domínio sobre orçamento e parlamentares de Mato Grosso do Sul devem explicar...

    MS ocupa 12º lugar no mercado de software no Brasil

    Estado ocupa a 12ª posição em movimentação no setor de software e segue distante...

    Relacionado

    Receita faz leilão com celulares, veículos e até PS5

    Mais de 400 lotes serão leiloados; lances podem ser feitos até 28 de abril A Receita Federal em Viracopos vai realizar mais um leilão eletrônico...

    Dólar é cotado a R$ 5,91 após baixa de 0,10% nesta segunda-feira

    A baixa da moeda americana foi impactada por impasse entre EUA e Colômbia e progresso da inteligência artificial na China O dólar operou em baixa...

    Em MS, 3,4 mil que caíram na malha fina podem conferir restituição do IR

    Receita Federal libera consulta para contribuintes da malha fina; pagamento ocorre em 29 de novembro A Receita Federal abre, a partir das 9h desta sexta-feira...