spot_img
Quarta-feira, 4 Fevereiro, 2026
More
    InícioMato Grosso do SulCampo GrandeAcusado de matar taxista em Portugal é absolvido pela segunda vez em...

    Acusado de matar taxista em Portugal é absolvido pela segunda vez em Campo Grande

    Publicado há

    spot_img

    Weslley Primo reafirmou legítima defesa e voltou a ser inocentado pelo júri após decisão do STF anular primeiro julgamento

    Após mais de uma década do crime que chocou Portugal, Weslley Ribeiro Primo foi novamente absolvido nesta terça-feira (29) da acusação de matar o taxista Virgílio da Silva Cabral, de 66 anos. O novo julgamento aconteceu na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, e o réu reafirmou que agiu em legítima defesa.

    O assassinato ocorreu em 3 de maio de 2014, em Lisboa. Virgílio foi esfaqueado 38 vezes. De acordo com Weslley, ele apenas reagiu a uma tentativa de abuso sexual cometida pela vítima. “Eu agi para me defender, só queria sair dali. Não pensei em tirar a vida dele”, declarou ao juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida.

    Weslley nasceu em Campo Grande, mas vivia em Portugal desde os 9 anos. Na época do crime, ele e o taxista — que já prestava serviços para sua família — teriam combinado de ir juntos a uma balada. O acusado afirma que, ao passarem na casa do taxista para ele trocar de roupa, acabou trancado no local e ameaçado.

    O caso foi julgado pela primeira vez em 2017, também em Campo Grande, em um processo inédito de cooperação internacional. Apesar de o crime ter ocorrido em Portugal, o julgamento aconteceu no Brasil devido a entraves no pedido de extradição e à compatibilidade entre os códigos penais dos dois países. Na ocasião, Weslley foi absolvido, mas a decisão acabou anulada pelo Supremo Tribunal Federal, que entendeu que a sentença contrariava as provas do processo.

    Mesmo após a decisão do STF, o acusado manteve a mesma versão dos fatos no novo julgamento. Ele viajou 12 horas do Pará, onde mora atualmente com a esposa e os filhos, até a Capital sul-mato-grossense para participar do júri.

    A defesa pediu a absolvição com base em várias teses: legítima defesa, clemência dos jurados, violenta emoção e até afastamento da qualificadora, caso houvesse condenação. Após os argumentos apresentados, os jurados decidiram, mais uma vez, pela absolvição.

    Segundo a denúncia do MPMS, o crime foi cometido com “meio cruel e insidioso”. A vítima foi atingida por facadas no rosto, pescoço, tórax, abdômen, ombro e couro cabeludo. No entanto, a causa da morte foram os golpes que atingiram a medula espinhal, a veia jugular e a artéria subclavicular direita. Weslley fugiu em seguida, mas acabou preso no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande, no ano seguinte.

    Com o novo veredito, o caso pode finalmente chegar ao fim, salvo se o Ministério Público decidir recorrer mais uma vez. Até lá, Weslley segue em liberdade.

    Últimas

    Câmara: Salários podem atingir R$ 77 mil com nova lei

    Senado aprova projeto que eleva salários de servidores da Câmara via gratificação. A proposta segue para sanção presidencial.

    Programa ‘Gás do Povo’ Aprovado no Senado

    Senado aprova programa que deve beneficiar 17 milhões de famílias com gás de cozinha gratuito.

    STF libera emendas de Ramagem e Eduardo Bolsonaro

    Ministro Dino autoriza suplentes a usarem emendas, mas nega pedido para Zambelli.

    Bolsonaro e aliados: STM julga perda de patentes

    Ministério Público Militar pede ao STM a cassação de patentes de Bolsonaro e aliados por crimes contra a democracia.

    Relacionado

    Motociclista morre após colidir contra poste no Bairro Universitário

    Um grave acidente de trânsito vitimou o jovem Rariel Lucena Rocha Araujo na noite do último domingo (01/02/2026), em Campo Grande. O motociclista perdeu...

    Nova FFMS aposta em SAFs e Copa MS para subir no ranking da CBF

    Após décadas sob a mesma direção e episódios de corrupção que desestruturaram a entidade, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS)...

    Real Madrid Busca Novo Técnico Para Controlar Elenco

    Após instabilidade, clube merengue mira Unai Emery para reforçar a disciplina no vestiário e focar no coletivo.