Segurados devem confirmar no app Meu INSS se reconhecem as cobranças feitas por associações nos últimos cinco anos
A partir desta terça-feira (13), o INSS começa a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos indevidos em seus benefícios. Os valores foram retirados por associações sem autorização dos segurados, em um golpe que pode ter desviado milhões de reais nos últimos cinco anos.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, todas as notificações serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. “É ali que o beneficiário terá o canal oficial de comunicação com o Instituto”, disse ele na última sexta-feira (9), durante entrevista ao programa A Voz do Brasil. Ele também alertou para que os segurados não cliquem em links recebidos por e-mail, SMS ou mensagens fora do aplicativo oficial.
A partir do dia 14, os notificados poderão declarar se reconhecem ou não os descontos. Quem negar o vínculo com a entidade não precisará apresentar documentos; será a associação quem deverá comprovar que tinha autorização para a cobrança. Se não fizer isso em até 15 dias úteis, terá que devolver o valor. Caso a devolução não aconteça, o processo será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU), que poderá solicitar o bloqueio de bens.
O reembolso será realizado diretamente pelo sistema Meu INSS. Waller informou ainda que cerca de R$ 2,1 bilhões já estão judicialmente bloqueados para garantir o ressarcimento das vítimas.